Portal da Cidade Douradina

Deputados da região aprovam julgar juízes e promotores por abuso de autoridade

Publicado em 29/11/2016 às 23:35

Umuarama – Os deputados federais Osmar Serraglio (PMDB) e Zeca Dirceu (PT) – representantes de Umuarama na Câmara dos Deputados – votaram a favor do parecer do parlamentar Onyx Lorenzoni (DEM­RS). O projeto “10 Medidas Contra a Corrupção” com 15 destaques (emendas que podem alterar o conteúdo do texto-­base) foi aprovado na madrugada desta quarta-­feira (30). O texto segue agora para o Senado Federal.

O principal destaque, proposto pelo PDT, aprovou que magistrados e integrantes do Ministério Público (MP) respondam por crime de abuso de autoridade quando atuarem com conduta incompatível com o cargo. Foram 313 votos a favor, 132 contrários e cinco abstenções para este destaque. 

Proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) com apoio de dois milhões de assinaturas, o projeto das “10 Medidas Contra a Corrupção” alterado pelo parlamentar Onyx Lorenzoni enfrentou forte resistência dos parlamentares, com suspeitas de que estariam interessados em inibir as investigações da Operação Lava­Jato.  

Foi consenso das assessorias dos partidos dos deputados que é preciso que todos os agentes públicos possam ser atingidos pela lei e que juízes não podem ter como punição, por exemplo, a aposentadoria com salário integral. Entretanto, é consenso que o parecer deverá ser aperfeiçoado no Senado. Por exemplo, o inciso nono, que torna crime o juiz ou promotor se manifestar sobre processo em curso é considerado polêmico.

Fonte:

Deixe seu comentário