Portal da Cidade Douradina

Diabetes mata dez paranaenses por dia

Publicado em 19/07/2016 às 07:52

Paraná - Todos os dias cerca de 10 paranaenses perdem a vida por conta de complicações relacionadas a uma doença invisível: o diabetes. Segundo informações do Datasus, do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2014 foram registradas 17.404 mortes que tiveram a doença como uma das causas. Somente no último ano com dados disponíveis foram 3.386 óbitos, o que representa um aumento de 38,9% na comparação com 2005, quando haviam sido registradas 2.438 mortes. 

Os dados levam em consideração as mortes nas quais a obesidade aparece como uma das causas no atestado de óbito. De acordo com o endocrinologista João Salles, vice-presidente da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia e professor da Faculdade deCiências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a alta no índice tem relação com hábitos prejudiciais à saúde e cada vez mais presentes em nossa sociedade. 

“Sem dúvida nenhuma o aumento do diabetes está ligado com o aumento da obesidade. Obesidade, sedentarismo, má alimentação, são fatores diretamente ligados. Esses pacientes acabam aumentando o risco principalmente da obesidade abdominal, que está ligada com a diminuição da ação da insulina”, explica o especialista.

“O fator de risco para a obesidade, além do fator genético, é a obesidade abdominal, e não o consumo de doces”, ressalta. Além da alta no número de pessoas com diabetes – hoje o Brasil é o terceiro país com maior número de pacientes, atrás apenas de China (1), EUA (2) e Índia (3) - e nos índices de morte em decorrência da doença, salta aos olhos a falta de informações e de tratamento adequado. 

Hoje, entre 12 a 13% da população brasileira tem diabetes, ou seja, 15 milhões de pessoas. Dessas 15 milhões de pessoas, metade não sabe que tem a doença, e a outra metade que sabe não faz o tratamento adequado (principalmente por conta de ter que medir a glicemia na ponta do dedo). 

Os motivos disso, segundo João Salles, são dois: “Primeiro, o diabetes é uma doença invisível, silenciosa, e as pessoas não vão ao médico fazer check-up, verificar a glicose. Então, como a doença não causa sintomas no início, metade (dos pacientes) não sabem que tem (diabetes)”, afirma. 

O outro motivo é a falta de cuidado, de consciência sobre a própria condição por parte dos pacientes. “Quando descobre a doença, a pessoa fica assustada e faz o tratamento adequado. Mas depois ela percebe que se não faz o tratamento por um, dois dias, nada acontece com ela. E de fato a diabetes é uma doença silenciosa. Cerca de 60% dos pacientes que começam o tratamento depois de um ano param o tratamento, abandonam”, explica.

Fonte:

Deixe seu comentário