Portal da Cidade Douradina

Douradina alcança IDEB acima da média nacional

Publicado em 09/09/2016 às 07:59

A rede municipal de Douradina teve média 6,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (Ideb), divulgado nesta quinta-feira (8). O resultado deixa o município à frente da média do Paraná, que foi de 6,1 na rede pública, e do Brasil, com 4,8 também na pública.

A Escola Municipal Drummond de Andrade teve um avanço significativo nos seus últimos três resultados, localizada na Rua Francisco Barroso, teve a melhor nota: 6,9. A prova do Ideb é aplicada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade de ensino no Brasil.

O Prefeito Cidão destacou o trabalho dos profissionais da educação e o desempenho acima da média do municipio.

"Quero com muito carinho parabenizar todos os professores e equipe de educação pela conquista de trabalho elevando o IDEB do município de Douradina de 6,4 em 2013 para 6,9 em 2016, quando estamos 6 pontos na frente da meta projetada para 2021. Como prefeito da cidade sinto orgulho da nossa maravilhosa equipe de educação" afirmou o prefeito.

Para a Secretária de Educação Márcia Rezende, o resultado é fruto de muito trabalho, comprometimento, participações em reuniões pedagógicas e cursos de capacitação de todos os professores da rede municipal.

"O IDEB é só um índice ou ferramenta que o governo federal usa para avaliar as instituições de ensino, não há nenhuma intervenção ou fraude, pois os aplicadores são pessoas enviadas pelo NRE – Umuarama, o importante para os professores da Escola Municipal Drummond Douradina, Cmei Campodoro e Escola do Campo Municipal Vila Formosa é o desenvolvimento e aprendizado dos nossos alunos. Parabéns a todos os professores, me sinto honrada em fazer parte dessa equipe", disse.

O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil para os municípios.

Fonte:

Deixe seu comentário