Portal da Cidade Douradina

Douradina sedia 1ª etapa do Circuito Regional de Xadrez Escolar

Publicado em 04/05/2017 às 08:15

Pelo 10º ano consecutivo, o município de Douradina foi sede do Circuito Regional de Xadrez Escolar. A 12ª competição ocorreu na quarta-feira (26), e contou com a participação de 230 enxadristas.

Durante a abertura do evento o secretário de Governo João Cervinhani, representando o Prefeito João Jorge Sossai e a Secretária de Educação Professora Ana Gil Vicentin enfatizaram a importância da prática dessa modalidade e que leva o nome do município a todo o Estado, além de agradecerem a presença e parabenizarem os enxadristas e professores presentes.

O Professor Vadecir Frasson, Coordenador de Educação Física do Núcleo Regional da Educação de Umuarama também foi enfático quanto à importância da prática enxadrística. Agradeceu ao Prefeito João Jorge por mais uma vez aceitar sediar uma etapa do Circuito.

O 12º Circuito Regional de Xadrez Escolar é um evento idealizado pela Coordenação de Educação Física do Núcleo Regional da Educação de Umuarama e realizado em parceria com as prefeituras. Participaram do CREXE 25 estabelecimentos de ensino da rede estadual, municipal e particular de 10 municípios pertencentes ao NRE.

Embora o CREXE tenha caráter classificatório e com premiação, o seu verdadeiro objetivo é a integração das escolas. Durante o ano, são disputadas 5 etapas em municípios diferentes, e mais um torneio final com a premiação dos alunos e escolas que obtiveram a maior pontuação em todas as etapas.

Foram distribuídas 50 medalhas em 10 categorias masculino e feminino que vão desde os 04 até os 17 anos de idade. Com premiação do 1º ao 5º colocado. 

O xadrez desenvolve no aluno o senso de estratégia, de disciplina, da tolerância, do respeito ao adversário, e ainda, propicia o surgimento de novos talentos nessa modalidade esportiva, que muitas vezes, culmina com a participação em eventos oficiais do estado, como os Jogos Escolares do Paraná, Jogos da Juventude e Jogos Abertos.

O XADREZ

Jogar Xadrez não significa apenas mover peças, mas o desenvolvimento do enxadrista quanto a capacidade de tomada de decisões, de posicionamento frente aos problemas, de análise de todas as possibilidades e alternativas que solucionem uma situação.

A atenção, a memória, a criatividade, a disciplina, o respeito às regras, a tolerância e o controle dos impulsos são elementos desenvolvidos no estudo do Xadrez. Não a paciência imóvel, mas a do estudo, do desenvolvimento e do crescimento.

Um enxadrista é antes de tudo um artista, com intuição, sensibilidade, método e talento. O enxadrista é um estrategista, e como tal deve treinar para conseguir prever seus lances e de seu oponente, a fim  de induzi-lo a realizar seu plano, conquistando a vitória.

Fonte:

Deixe seu comentário