Portal da Cidade Douradina

Enem foi tranquilo em Umuarama

Publicado em 07/11/2017 às 07:26

Pelo menos 30,2% dos candidatos inscritos para as provas do Enem, não compareceram no primeiro dia. São cerca de 2 milhões de faltantes. Candidatos de Umuarama e região participaram da primeira prova do Enem  com certa tranquilidade.  A prova foi realizada na Unipar sede, ao lado da Matriz e no Campus 3 da Unipar, na Avenida Tiradentes.  Detectores de pontos eletrônicos e de metais , além de fiscais, fizeram parte do esquema de segurança.

E nessa primeira prova os estudantes já se depararam com a redação, sempre polêmica, mas que neste ano  teve um tema considerado fácil pela maioria:  “Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil”.

Para a segunda prova, os estudantes têm toda a semana para  rever matérias. A prova do próximo domingo será da área de Ciências Exatas. Os estudantes que estão inscritos em Umuarama,  devem se dirigir ao mesmo local de domingo passado. E devem ficar atentos ao horário e  aos itens que podem  e não podem ser levados à sala de aula. O horário é o mesmo e o esquema de segurança será mantido.

Sobre o tema da redação do ENEM 2017

A educação de surdos no Brasil faz parte dos sérios problemas que a sociedade enfrenta. Infelizmente, muitos percorrem todo período de escolarização sofrendo bullying e sem aprender o mínimo do proposto pelo currículo básico brasileiro. Para o professor Rafael Dias Silva, que se dedica ao projeto Libras na Ciência, ensinando deficientes auditivos por meio da língua de sinais, as reações negativas sobre a prova de redação do ENEM, realizada domingo, refletem o momento atual de nossa sociedade, que não garante acessibilidade e inclusão.

O professor discorda que os alunos do Ensino Médio tenham dificuldades na elaboração de um texto argumentativo com este tema, pois a grande maioria dos alunos que prestam o ENEM são de escola pública e já conhecem a realidade dos alunos de inclusão. Infelizmente, muitas escolas não possuem tradutores intérpretes e, por consequência, os professores não conseguem fazer um trabalho didático-pedagógico ainda mais dedicado com os alunos surdos.

Para Silva, esses jovens ainda estão invisíveis no processo educacional brasileiro. Com a necessidade de cobrar o poder público para que muitas leis saiam do papel, o tema do ENEM  legitima a comemoração da comunidade surda, que há mais de 30 anos vem lutando para conquistar o direto à educação. Segundo o IBGE, o Brasil conta com uma população de mais de 10 milhões de deficientes auditivos.

Fonte:

Deixe seu comentário