Portal da Cidade Douradina

Entrega da declaração do Imposto de Renda entra na última semana

Publicado em 24/04/2017 às 07:17

Curitiba – O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) entra nos seus últimos dias. A data limite é até o fim do dia 28 deste mês, a próxima sexta-feira. A Receita Federal alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

No Paraná, até o final da última quinta-feira — último dia útil da semana — foram entregues pouco mais de 51% das declarações esperadas para este ano, de um total de 1,8 milhão. Tradicionalmente, no Paraná metade das declarações são entregues na última semana de prazo.

Deixar para última hora pode aumentar as chances do documento cair na malha fina, seja por falta de atenção, pressa ou até mesmo ausência de documentos, alerta o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (Sescap-PR).

É comum o contribuinte deixar para a última hora, mas é preciso estar ciente que os riscos aumentam. Além disso, muitas vezes, por não ter tempo hábil para conseguir notas fiscais ou recibos, algumas despesas deixam de ser informadas e, consequentemente, perde-se a dedução desses gastos”, explica o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke. Outro problema, é que o contribuinte pode encontrar o sistema lento por causa do congestionamento.

Fonte:

Deixe seu comentário