Portal da Cidade Douradina

Escolas da região iniciam uso de tablets no registro de classe

Três escolas da região de Umuarama integram o projeto piloto.

Publicado em 20/02/2013 às 21:31

Três escolas da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama foram escolhidas pelo Governo do Estado para fazer parte do projeto piloto que utiliza tablets para fazer o registro de classe. Os Colégios Estaduais Papa João XXIII, de Alto Piquiri, São José, de Tapira e Malba Tahan, de Altônia ofertam somente o Ensino Médio e estão entre as 16 escolas que integram a primeira fase do projeto.

De acordo com o chefe do NRE, Adalberto Carlos Rigobello, foram entregues 150 tablets para os três colégios. “Os professores já receberam os equipamentos e passaram por uma capacitação, ainda antes do início do ano letivo. Agora que as aulas começaram, os tablets já estão em uso para fazer o registro de classe online”, disse.

Para Rigobello, o maior benefício do novo equipamento é a agilidade para repassar as informações para as secretarias escolares. “Além da aquisição dos aparelhos, o Governo do Estado investiu na melhoria de toda a rede para que seja possível repassar os dados. Desta forma, tanto há mais agilidade para os professores e as secretarias escolares, como para a Secretaria Estadual de Educação, que também tem acesso às informações”, explica o chefe do NRE.

O sistema para registro de classe on-line foi desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O programa permitirá que professor faça todo o procedimento do livro de classe, com a frequência dos alunos e o registro de anotações e acesso a conteúdos disponíveis na internet, no Portal Dia a Dia Educação e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como livros didáticos.

INTERNET

Para o melhor funcionamento do sistema e dos equipamentos, foram feitos investimentos para a instalação e ampliação da internet sem fio nas escolas da rede estadual. A meta da Secretaria da Educação é implantar o acesso à internet por meio de redes sem fio (Wifi) em 1.200 escolas estaduais em 2013 e atingir todas as 2.160 escolas estaduais em 2014.

Fonte:

Deixe seu comentário