Portal da Cidade Douradina

Escolas retomam ano letivo e professores ganham mais tempo para planejar aulas

Publicado em 30/07/2013 às 05:55

A volta às aulas na rede estadual de educação, que tem 1,3 milhão de alunos, teve início nesta segunda-feira (29/07). O segundo semestre começa com a ampliação da hora-atividade dos professores, que passa de cinco para seis aulas por semana. Com isso, haverá mais tempo para preparar aulas, corrigir provas e planejar as atividades. 

Para a professora Renata de Vargas, que leciona Língua Portuguesa no Colégio Estadual Benedito João Cordeiro, em Curitiba, o tempo a mais faz a diferença. “Este tempo a mais é uma conquista para os professores e também para os alunos que terão aulas mais elaboradas”, disse. 

Além de usar a hora-atividade para a pesquisa, a professora do curso de Formação de Docentes (antigo Magistério) Alessandra Moscheta Perozim, aproveita para ver as avaliações dos alunos e como está o rendimento escolar deles. “Faço uma autorreflexão, acompanho as avaliações e a partir disso pesquiso e preparo as aulas”, destacou. 

Evolução - Em fevereiro as escolas saíram de quatro para cinco aulas semanais de hora-atividade. Neste segundo semestre passou de cinco para seis aulas por semana (a cada 20 horas/aula). “Em menos de um ano avançamos 50% na jornada de hora-atividade. É mais tempo para o professor e mais qualidade nas aulas”, destacou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. 

Outro avanço para o magistério é a equiparação salarial, já sancionada pelo governador Beto Richa. A lei garante reajuste e equiparação salarial aos professores da rede estadual. A medida vai beneficiar quase 80 mil profissionais do magistério. Com a equiparação, pela primeira vez na história do magistério estadual os professores concursados vão ingressar na carreira com salário inicial igual aos demais servidores de nível técnico do estado.

Fonte:

Deixe seu comentário