Portal da Cidade Douradina

Especialização atrai profissionais de várias áreas da saúde

Publicado em 18/08/2016 às 03:16

Umuarama - As neoplasias estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil. Pesquisas estimam cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano, o que significa dizer que, com o aumento de casos, aumenta também a demanda de profissionais capacitados para o atendimento eficaz a esses pacientes que precisam de atenção especial.

Em prevenção, diagnóstico e tratamento, a oncologia exige cada vez mais o envolvimento desses profissionais que, por atuarem em equipes multidisciplinares, precisam saber exatamente o seu papel e, assim, poder prestar um trabalho de qualidade.

Em sintonia com esta realidade, a Universidade Paranaense (Unipar) lançou, no início deste ano, a pós-graduação ‘Multiprofissional em Oncologia’ e agora comemora o sucesso do curso. Com metodologia interdisciplinar, a especialização é oferecida na Unidade de Umuarama e reúne profissionais de diversos segmentos da saúde, como enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e psicólogos.

Com estrutura curricular focada em estudar a assistência e a pesquisa em rede oncológica, habilitando o profissional com excelência multidisciplinar em planejar, implementar e oferecer seus serviços, o curso chama a atenção por essa essência de modernidade, sem deixar de levar o acadêmico a refletir sobre questões sociais que envolvem a profissão. Entre as disciplinas oferecidas estão ‘Cuidados Paliativos’, ‘Educação e Saúde’, ‘Fisiopatologia em Oncologia’, ‘Modalidades e Tratamento Oncológico’, ‘Segurança do Paciente’ e ‘Qualidade dos Serviços em Saúde’.

A coordenadora da especialização, professora Daysi Mara Rodrigues, conta que o curso foi muito bem recebido pelos acadêmicos, tendo suas vagas rapidamente preenchidas: “Com a inauguração do hospital do câncer da Uopeccan, em Umuarama, surgiu a necessidade de formação de especialistas para atuar nesta área; isso, sem dúvida, explica esta grande procura que tivemos”.

Segundo ela, o curso reúne recém-formados, mas, também, muitos profissionais que já atuavam na área e estão no curso investindo para aprimorar os conhecimentos e as habilidades. É o caso da nutricionista Natalia Scaliante, que se formou pela PUCPR e fez residência na Santa Casa de Misericórdia, de Curitiba.

“Optei por me especializar nesta área porque tive experiências muito gratificantes trabalhando no ambulatório de oncologia e no atendimento de pacientes oncológicos nos leitos de internamento daquele hospital; durante esse tempo, percebi a importância de uma assistência integral e humanizada em todos os níveis de cuidados em saúde para esses pacientes”, conta.

Por isso, ratifica, buscou se especializar: “Esta especialização está me proporcionando muita troca de conhecimentos técnico-científicos importantes com os professores e os colegas da classe; acho isso fundamental”.

Fonte:

Deixe seu comentário