Portal da Cidade Douradina

Governo e professores em greve fazem reunião hoje em Curitiba

Parada há 18 dias, categoria reclama da previdência, data-base e piso. Resultado do encontro pode colocar fim à paralisação.

Publicado em 12/05/2015 às 06:24

O Fórum das Entidades Sindicais do Paraná e a Secretaria de Administração e Previdência do Paraná fazem, nesta terça-feira (12), uma reunião para negociar o fim da greve dos professores da rede estadual de ensino. A categoria deflagrou greve há 18 dias, em protesto contra o projeto de lei que alterou a gestão de recursos da previdência estadual.

O texto, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB), motivou um protesto realizado no dia 29 de abril. Na ocasião, houve confronto entre os policiais militares e os manifestantes. A Praça Nossa Senhora de Salete, em frente às sedes dos Três Poderes do Paraná, se transformou em uma praça de guerra, com bombas, balas de borracha. Mais de 200 pessoas ficaram feridas.

Os grevistas devem fazer um ato público pouco antes da reunião. Além de discussões sobre a previdência, eles querem que o governo avance nas negociações sobre o piso salarial e a data-base para os professores. Eles exigem ainda a punição dos responsáveis pelo massacre do dia 29 de abril.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Hermes Leão, somente após o encontro com a secretária de Administração Dinorah Nogara é que a categoria vai decidir se fará uma nova assembleia para discutir os rumos da greve.

Fonte:

Deixe seu comentário