Portal da Cidade Douradina

Governo Federal seleciona Unipar para abertura do curso de medicina

Ação do Programa Mais Médicos vai abrir mais 60 vagas para o curso de medicina em Umuarama

Publicado em 10/07/2015 às 21:43

Foi divulgado nessa sexta-feira (10) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo ministro da Educação, Renato Janine, o resultado das instituições privadas selecionadas para criação de novos cursos de medicina em todo o país. O município de Umuarama vai receber 60 vagas que serão implantadas na Universidade Paranaense (UNIPAR).  

A ação é parte das medidas do Programa Mais Médicos, que visam à expansão e interiorização da formação médica no país e totaliza a abertura de 2.290 novas vagas, sendo 215 no Paraná. 

O deputado federal Zeca Dirceu PT/PR vem trabalhando junto ao Governo Federal na expansão dos cursos de medicina ofertado pelas instituições privadas. Para o parlamentar esse é um momento de alegria. “É uma excelente notícia. Como ex-aluno da Unipar eu posso dizer que a universidade tem todas as condições de oferecer o melhor curso de medicina devido a sua excelente estrutura e profissionais renomados formará assim médicos de qualidade. Foi uma longa jornada em Brasília e agora podemos  comemorar esta conquista para o Paraná e para os futuros estudantes”, disse o deputado.  

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia,disse que  a conquista não é só da universidade, mas da educação paranaense. “Estamos muito felizes. Abrir essas vagas de medicina na nossa instituição vai trazer para a nossa região e para o Paraná a chance de formarmos mais médicos e realizar o sonho de muitos jovens e suas famílias. Somos muito gratos ao deputado Zeca por nos ter ajudado em Brasília e claro ao Governo Federal pela iniciativa”, disse o reitor.  

O ministro da saúde, Arthur Chioro, também caracterizou o momento como um marco para a saúde do país.  “O Mais Médicos não é apenas uma política de provimento e garantia na Atenção Básica. É uma medida estruturante da formação médica no Brasil”, completou. As escolas também estão assumindo esse compromisso, que trará uma contribuição imensa para o nosso país", afirmou o ministro.  

Para o ministro da Educação, Renato Janine, a expansão das vagas terão resultados em longo prazo. “A abertura dos novos cursos de Medicina é uma medida importante e terá o acompanhamento do Ministério da Educação para garantir a qualidade do processo em todas as etapas. A população sentirá os efeitos no futuro com a formação desses profissionais”, destacou. As instituições de ensino superior (IES) particulares  devem implantar os cursos em até 18 meses.  

A expectativa é de que, com as novas vagas, o país passe de 374 mil para 600 mil médicos até 2026 (total de 2,7 médicos por grupo de mil habitantes). Esta estratégia contribuirá para levar atendimento médico ao interior do país.

Fonte:

Deixe seu comentário