Portal da Cidade Douradina

Guarda Municipal de Umuarama deve trabalhar armada a partir da próxima semana

Publicado em 09/07/2016 às 08:36

Umuarama - Até o final da próxima semana os Guardas Municipais estarão atuando armados em Umuarama. A informação foi repassada ontem pelo secretário Municipal de Defesa Social, Paulo Fernandes. A última fase é a confecção das carteiras funcionais dos guardas municipais, que já passaram por todos os cursos necessários. 

As manobras para rearmar a Guarda Municipal se arrastaram por anos, até que foram adquiridas novas pistolas de calibre 380, além de revólveres. Desde o dia 11 de junho de 2014, os guardas participaram dos cursos de capacitação para a utilização de armamento de fogo, que vão desde a aprendizagem de técnicas de combate, passa pelo manuseio do armamento, técnicas de abordagem e de tiro. 

Depois de terminada toda a fase de aprendizado e com a autorização da Polícia Federal e do Exército Brasileiro, os guardas municipais de Umuarama aguardam apenas a confecção da carteira, onde ficará gravada a identificação de cada guarda, junto à numeração do porte e do tipo de armamento que será utilizado pelo profissional diariamente. Ainda de acordo com Fernandes, o efetivo de segurança municipal teve cursos extras, que ajudarão no aprimoramento das técnicas utilizadas no combate nas ruas.

“Além do curso de tiro e manuseio do armamento, os guardas também participaram de uma série de palestras, principalmente sobre segurança na área jurídica, com o delegado Fernando Ernandes Martins, sobre noções de legislação, audiência de custódia e detalhes sobre o uso da força na ação policial, ressaltou Fernandes. 

“Abordamos o uso progressivo da força uma vez que a Guarda voltará a usar armas, além de diretrizes jurídicas, onde foram apresentados detalhes sobre andamento de situação deprisão em flagrante”, lembra o Fernando E. Martins. 

O promotor de Justiça Carlos Moreno também ministrou palestra aos GMs após os cursos de instrução de tiro e nesta quinta-feira (07), o tenente Namur Zandoná, encerrou o programa de aprendizado, ministrando a última palestra, simulando situações com graus de estresse variado, que vão desde abordagem a moradores de rua e usuários de drogas, até o combate ao tráfico e porte ilegal de armas em situações de risco.

Central de comunicação 

O delegado Fernando Ernandes Martins, orientou sobre as ações em ocorrências uma vez que, ao atuarem armados, os GMs estarão aptos a atender a qualquer tipo de situação. Para tanto, o ideal seria a criação de um sistema de comunicação integrada, para filtrar as ocorrências policiais entre a GM, PM e Polícia Civil. 

Infelizmente muito mais que a organização estratégica, a articulação demandaria de recursos financeiros. O tenente Namur concorda que a GM pode contribuir em muito na segurança de áreas de aglomeração de pessoas, classificadas como pontos estratégicos, declarando que espera muitas ações em conjunto com a GM, o que também motivou o treinamento. 

“Lembrando os bons tempos que tínhamos um trabalho conjunto, estamos aqui repassando algumas atualizações conforme algumas leis que vigoram no momento e sobre a segurança dos policiais e guardas, dentro também de experiências”, disse o tenente. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário