Portal da Cidade Douradina

Maria Helena também espera ajuda para recuperar os estragos causados pela chuva

Publicado em 21/03/2013 às 07:35

Maria Helena – A exemplo do que ocorreu nas vizinhas cidades de Nova Olímpia, Cidade Gaúcha e Cruzeiro do Oeste, em Maria Helena a situação também é crítica, principalmente, no meio rural depois das últimas chuvas. Várias delas estão intransitáveis e o prefeito Dr. Elias Bezerra da Silva informou ontem que o município sozinho não tem condições financeiras para recuperar os estragos. Por isso, está contando com a ajuda do Governo Estadual e os primeiros contatos já estão sendo mantidos. 

Uma avaliação inicial indica que serão necessários mais de R$ 500 mil para consertar estradas, aterros e pontes nas estradas rurais, além de algumas vias sem pavimentação asfáltica no perímetro urbano. O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Vanderlei Custódio, percorreu as vias rurais e informou que os trechos mais críticos estão nas estradas Bordini, a que leva ao Alto Alegre, Pinheiro, do Joça, a via que liga ao distrito de Carbonera e a estrada Bela Vista que servia de desvio para os moradores que se deslocam a Nova Olímpia e ficaram sem a rodovia PR-482 que teve um aterro carregado pelas enxurradas. 

Nas estradas rurais onde os aterros foram destruídos e a tubulação arrastada, os moradores precisam se submeter a desvios que aumentam a distância em mais de dez quilômetros. O mesmo ocorre com os ônibus do transporte escolar que são obrigados a desvios que aumentam a distância, isso em dias sem chuvas, já que quando chove está quase impossível transitar na maioria das vias.

A Prefeitura alega que a maioria das estradas estava em boas condições e muitas delas acabaram de receber melhorias, no entanto, não suportaram o volume de chuvas dos últimos dias, segundo o Simepar, de mais de 300 milímetros em menos de uma semana.

A administração municipal informou que a Defesa Civil já foi acionada e está fazendo o levantamento oficial dos estragos. 

Fonte:

Deixe seu comentário