Portal da Cidade Douradina

Ministro anuncia amanhã em Umuarama curso de medicina

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros vai desembarcar em Umuarama nesta quinta-feira (15) e seguirá para uma cerimônia especial na Unipar.

Publicado em 14/12/2016 às 08:32

Umuarama - O ministro da Saúde, Ricardo Barros estará em Umuarama nesta quinta-feira (15). A previsão é de que ele desembarque no Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho às 9h30 e siga para o Teatro Neiva Pavan, na Unipar, onde acontecerá uma solenidade especial, o anúncio oficial do curso de medicina para Umuarama. 

A cerimôniade recepção está sendo organizada pela (Universidade Paranaense) sob a gestão do Doutor Cássio Eugenio Garcia, assessor da vice-reitoria executiva e médico na área de urgência e emergência e medicina no trabalho. De acordo com a assessoria da instituição, o reitor Carlos Eduardo Garcia fará um agradecimento especial a todos os colaboradores envolvidos na conquista do curso de medicina para Umuarama. 

IMPLANTAÇÃO 

Os processos para a implantação do curso ainda estão em andamento, mas existe a premissa de que a partir de fevereiro, a secretaria reguladora do Ministério da Saúde responda aospedidos da Unipar sobre a data para o lançamento oficial do vestibular de medicina. 

De acordo com a professora IrineiaBaretta, coordenadora da área médica da Unipar, a solicitação é que a prova aconteça nos meses de junho ou julho de 2017. “Nós fizemos os pedidos, encaminhamos a proposta para o vestibular, mas não tivemos resposta ainda. Segundo a secretaria reguladora, todos os pedidos feitos serão respondidos somente a partir de fevereiro de 2017”, explicou. Já o número de vagas que serão disponibilizadas no início do curso, ainda não é possível confirmar, informou a professora. 

“Desde que foi aberto o curso para Umuarama – em 2013 – havia uma determinada quantidade de leitos, que atualmente aumentou”, comentou Irineia, lembrando que em regra, são necessários cinco leitos para cada vaga e na época havia previsão para 60 vagas. “Hoje com o funcionamento do hospital regional, além do aumento de vagas no SUS, com uma realidade muito diferente da que havia em 2013, temos certeza de que o número de vagas venha a aumentar”, frisou, reforçando que houve um cadastro – há algum tempo – de novos 50 leitos do SUS no Hospital Regional. “O lançamento do vestibular depende apenas de um parecer final do Ministério da Educação”, encerra. 

Além da previsão de que ele venha a anunciar o lançamento oficial do curso de Medicina em Umuarama, o ministro ainda visitará as instalações já preparadas para receber os novos acadêmicos. De acordo com Irineia estarão ligados diretamente ao curso, cerca de 50 professores. “Destes são titulados com mestrado e doutorado e ainda temos alguns médicos e especialistas. Temos pronta uma unidade básica de saúde, um laboratório de habilidade médicas, além de investimentos feitos em hospitais parceiros". 

Fonte:

Deixe seu comentário