Portal da Cidade Douradina

Museu itinerante Relíquias do Brasil fascina visitantes em Douradina

O museu recebeu mais de três mil pessoas durante os três dias de exibição.

Publicado em 23/08/2016 às 06:05

Douradina - A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através da Prefeitura Municipal trouxe para Douradina o Museu Relíquias do Brasil. O Museu itinerante chegou à cidade na terça-feira (16) e foi aberto ao publico na quarta-feira (17), onde permaneceu aberto para visitação até as 21horas da ultima sexta-feira (19), no prédio da antiga Prefeitura Municipal.

O museu é composto por objetos que mostram a história do som, coleção de cédulas e moedas, minerais brasileiros, peças indígenas da tribo pataxós, a história do relógio, peças de torturas da escravidão e do tempo da Inquisição, além de objetos inusitados, como os cintos de castidade masculino e feminino.

Trata-se de um amplo material de pesquisa e conhecimento geral, que amplia o conhecimento cultural da população. Entre as peças mais valiosas, destacam-se moedas (denários) da época do Império Romano, entre 300 a 400 AC.

O prefeito Cidão, falou da importância de se investir na cultura, "É emocionante poder visualizar essas obras pessoalmente, o bom seria se tivéssemos isso todos os dias, são relíquias que servem como inspiração para valorizarmos o momento atual. O município deu isso como presente aos estudantes e a comunidade em geral, é algo grandioso para a nossa cultura".

A secretária de Educação Marcia Resende em entrevista ao Portal da Cidade Douradina afirmou, "Para nós é uma honra estar trazendo esse museu para Douradina, o objetivo é fazer com que os alunos e a comunidade tenham acesso a esses objetos e a este tipo de cultura. É a primeira vez que um museu vem a Douradina e contem vários objetos da época da inquisição, do descobrimento do Brasil e a maioria dessas relíquias são da época da escravidão, são pecas que vale a pena conhecer por que transmite um conhecimento valioso".

Todos os itens contam com um histórico. Na parte das cédulas, por exemplo, é possível saber que com mil réis se podiam comprar "um escravo debilitado". Já uma cédula de 10 mil réis permitia adquirir “um negro reprodutor ou 20 negras de canela grossa ou, ainda, 25 cabeças de gado”.

ESCOLAS

A Secretaria de educação elaborou um cronograma de visitação para as escolas poderem visitar o museu Itinerante durante os três dias de exibição. O evento foi aberto a comunidade em geral. As entradas foram custeadas pela Prefeitura Municipal de Douradina.

 

Fonte:

Deixe seu comentário