Portal da Cidade Douradina

NRE entrega 610 tablets educacionais às escolas estaduais de Umuarama e região

Novas tecnologias já fazem parte dos métodos educacionais em escolas públicas.

Publicado em 15/05/2013 às 00:47

Na tarde de ontem (15), o Núcleo Regional de Educação (NRE) entregou 610 tablets educacionais às escolas estaduais de Umuarama e região, abrangendo os 19 municípios que compõem o NRE. Nessa primeira fase, os aparelhos serão utilizados somente pelos professores do Ensino Médio, como forma de auxiliá-los nas pesquisas e orientações aos alunos.

De acordo com o coordenador do CRTE (Coordenação Regional de Tecnologia Educacional), Celço Luiz de Araújo, cada tablet custou em média R$ 290, sendo distribuídas as primeiras unidades nas escolas de Umuarama. “Durante a semana iremos para Iporã e Douradina, onde faremos a entrega dos demais aparelhos, que serão encaminhados às escolas da região”, relata Araújo. Somente para Umuarama foram enviados 200 tablets, que serão remanejados a todos os colégios estaduais. Possuindo sistema Android, os tablets servirão como ferramenta de ensino em todas as disciplinas escolares.

ORIENTAÇÃO

ara que os professores saibam manusear o novo aparelho, a equipe do CRTE fará um trabalho de orientação, reunindo os docentes para explicar o funcionamento do tablet e qual a melhor forma de utilizá- lo em sala de aula. “Em até 20 dias conseguiremos ensinar todos os docentes a usar o aparelho durante as aulas, e mostrar como é possível ampliar o seu trabalho se a nova ferramenta for utilizada com sabedoria, a partir do conhecimento básico do aparelho. Os cursos de formação terão duração de 40 horas, ensinando os professores a fazer pesquisas e baixar aplicativos, sendo que todos os materiais pesquisados e selecionados farão parte da formação educacional dos discentes”, explica o coordenador do CRTE.

Os docentes de outros municípios não precisarão se locomover até Umuarama para receber o curso de formação, pois a equipe do CRTE selecionará cidades pólos para que as orientações sejam recebidas, informando antecipadamente a diretoria das escolas a data prevista para o curso.

DESBLOQUEIO

Sendo considerado um patrimônio escolar, cada aparelho entregue ficará nomeado a um professor. Nesse caso, o desbloqueio dos tablets educacionais será iniciado hoje (15), elaborado pelos técnicos do CRTE. “O tablet ficará no nome do professor, mas será também da escola. Durante o desbloqueio, o responsável terá uma senha de acesso, que poderá ser utilizada somente pelo educador. Esse processo está diretamente vinculado ao FNDE, e somente após o desbloqueio o aparelho poderá ser utilizado. Sem a senha, a pessoa não tem acesso a nenhuma informação”, ressalta Araújo.

Em caso de furto, segundo o coordenador do CRTE, um boletim de ocorrência é elaborado. “Já em casos de quebra ou mau uso, o aparelho não será reposto ou consertado, e sim, a escola ou o professor responsável deverá arcar com as despesas para adquirir um novo tablet”, orienta Araújo.

INTERNET

Até o próximo ano letivo, todas as escolas receberão internet sem fio, sendo mais uma ferramenta utilizada para a inclusão digital dos professores e também dos alunos. “Há um planejamento para que todos os colégios estaduais tenham Wi-Fi até ano que vem, além de ser realizada a compra de mais tablets educacionais para serem utilizados no sistema de relações de classe online, substituindo a chamada por meio do livro”, conclui Araújo.

Fonte:

Deixe seu comentário