Portal da Cidade Douradina

Núcleo de Educação entregará 670 tablets para professores da rede estadual na região

No ano passado professores da rede estadual começaram a receber os tablets.

Publicado em 07/05/2014 às 01:20

O Núcleo Regional da Educação (NRE) de Umuarama recebeu 670 tablets educacionais para a 3ª etapa de distribuição. Esses tablets serão distribuídos a professores do quadro próprio do magistério que atuam em sala de aula, nas modalidades Ensino Regular, Educação para Jovens e Adultos, Educação Profissional e Educação Especial. A distribuição acontecerá em quatro polos: Ivaté e Pérola (hoje); Iporã (amanhã) e Umuarama (sexta-feira).

Os dispositivos foram comprados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e fazem parte do esforço do Governo do Paraná na modernização do sistema educacional paranaense. Eles integram o programa Sala de Aula Conectada, no qual serão investidos cerca de R$ 62 milhões. A maior parte se destina à adequação da infraestrutura das escolas para instalação da internet sem fio, além da capacitação dos profissionais da educação para uso das novas tecnologias.

Desde 2013 três escolas do NRE de Umuarama participam do programa Sala de Aula Conectada, que permite o acesso às tecnologias da informação e comunicação em diferentes espaços no ambiente escolar, além do Registo de Classe Online (RCO).

CAPACITAÇÃO

Os professores da rede estadual de ensino estão sendo capacitados para usar tablets e outros dispositivos móveis em sala de aula. Para isto a Coordenação Regional de Tecnologia na Educação (CRTE) já oferece formações como o curso Aprendizagem com Mobilidade, o qual apresenta uma proposta que é mais que um momento pontual de formação, pois prevê o desencadeamento de ações em sua prática pedagógica na escola, e proporciona o estudo sobre a utilização dos dispositivos móveis na educação, numa perspectiva de aprofundamento teórico-prático sobre o tema.

O curso é ofertado na modalidade semipresencial de 32 horas, com 20 horas a distância. No município Umuarama uma turma está em andamento, e a capacitação continuará a ser ofertado ao longo do ano. Novas turmas serão abertas e, profissionais devem ser capacitados com noções básicas, uso de aplicativos disponíveis e orientações técnicas. As inscrições estão disponíveis no site do NRE: www.nre.seed.pr.gov.br/umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário