Portal da Cidade Douradina

Oficina discute a estruturação do turismo no Porto Camargo

Representantes de diversos setores participaram das discussões promovidas.

Publicado em 15/10/2013 às 05:33

O evento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), aconteceu no distrito do Porto Camargo em Icaraíma. A 2º Oficina de Turismo teve como objetivo discutir propostas de estruturação das atividades de turismo locais.

O encontro contou com a presença e participação efetiva de alguns representantes de categorias atuantes e interessadas nas propostas, entre elas, o representante do Corpo de Bombeiros, Capitão Oliveira do 6º Subgrupamento de Umuarama, representantes do setor hoteleiro da região, alguns barqueiros locais, comerciantes e representantes do Coripa.

De acordo com Capitão Oliveira, a Operação Verão terá início nas proximidades das festas de finais de ano e deve se estender até o carnaval. A operação vai garantir maior segurança aos banhistas e turistas que visitam esta região. “Nossa sugestão é que sejam qualificados alguns civis como guarda-vidas para realizar a segurança em períodos contínuos em que não há a possibilidade de atuação do Corpo de Bombeiros”, enfatizou.

O chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto, fez a exposição de dados e estudos que envolveram a elaboração do plano de manejo e estruturação e ressaltou alguns pontos que deveriam ser reavaliados para a melhor adaptação da situação real do local.

Diversas propostas foram apresentadas, todas voltadas para o aquecimento do turismo local. Uma das medidas mais importantes é trabalhar a qualificação das pessoas que atuam no atendimento ao turista. Aqui vale ressaltar que além do atendimento hoteleiro e demais comerciantes locais, entram também os barqueiros. “Todo mundo gosta de ser bem atendido, e quem está descansando de férias ainda mais, por isso é importante investir em treinamento e qualificação” enfatizou o chefe do Parque Nacional.

Um Conselho Municipal de Turismo está sendo criado para otimizar os trabalhos e apoiar os projetos que deverão ser desenvolvidos na localidade. O conselho também buscará sanar grande parte das carências do município e seu distrito em relação a publicidade, estruturação e suporte ao comércio.

AÇÕES

O prefeito Paulo de Queiroz Souza que não pode participar da reunião, reforçou a importância desse encontro e disse que todas as ações para melhorar o turismo local são vem vindas. Paulo de Queiroz enfatizou que Icaraíma é uma cidade privilegiada. “O Porto Camargo é um espaço de lazer e entretenimento de famílias inteiras. Quem vem para cá, quer tranquilidade e bom atendimento. Cada um de nós tem que fazer sua parte e desta maneira teremos um local limpo, bonito, com atendimento de excelência e assim, quem vem uma vez, sempre quer voltar”, finalizou o prefeito.

A próxima reunião será realizada no dia 24, às 19h30, no Cempa (Centro de Monitoramento e Pesquisas Ambientais), do Porto Camargo.

Fonte:

Deixe seu comentário