Portal da Cidade Douradina

Pais desrespeitam legislação e levam crianças na garupa das motos, no PR

Pela legislação, crianças com menos de 7 anos não podem andar em motos. Infração é gravíssima; pais dizem que percorrem trajeto curto.

Publicado em 29/03/2013 às 06:06

Crianças com menos de sete anos de idade não podem ser transportadas em motocicletas, conforme determina o Código Nacional de Trânsito. Mas esta infração, que é considerada gravíssima, pode acarretar em sete pontos na carteira de habilitação e suspensão do direito de dirigir, é flagrada facilmente nas ruas de Cascavel, no oeste do estado.

Em frente às escolas é ainda mais fácil presenciar a irregularidade. Normalmente, são pais levando os filhos para a aula. Irismar Ferreira diz que leva o filho na moto porque a escola é perto. “Como eu sendo o pai dele, a responsabilidade é toda minha. Eu sei cuidar muito bem”, afirmou Irismar Ferreira.

O pai Ariel Carlos de Lima diz que sabe que é proibido levar crianças com menos de sete anos em motocicleta, mas justifica. “Ela está usando capacete, alcança certinho, eu não vou sair longe, vou direto para casa. Não tem perigo”, disse Ariel de Lima.

“A motocicleta coloca em uma situação de vulnerabilidade o adulto. Uma criança, então, nós temos que compreender que ela está em uma situação muito mais vulnerável. Eu costumo dizer que a multa, neste caso, é o menor valor. A vida da criança é o maior valor e, essa sim, deve ser preservada a qualquer custo”, considerou a diretora da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans), Vânia Muetzemberg.

Não são poucos os abusos. A equipe da RPC TV flagrou um homem dirigindo com apenas uma das mãos. A outra ele utiliza para segurar a criança que está na garupa e sem capacete. Há ainda caso em que o bebê é levado entre os pais e situação em que uma criança dirige uma motoneta.

O tenente da Polícia Militar (PM) Roberto Tavares explica que a motoneta segue as mesmas regras da motocicleta. “Tem que ser maior de idade, tem que ter todos os equipamentos de segurança. Não precisa ter habilitação, tem que ter a autorização para conduzir o ciclomotor o que, na verdade, é a mesma coisa que a habilitação, só muda o nome”, enfatizou Tavares.

Fonte:

Deixe seu comentário