Portal da Cidade Douradina

Paraná vai instalar ar-condicionado em 11 mil salas de aula

Publicado em 29/12/2012 às 02:25

A Secretaria de Estado da Educação vai equipar com aparelhos de ar-condicionado cerca de 11 mil salas de aulas em escolas estaduais das regiões Oeste, Norte, Noroeste e Litoral. Também serão entregues 10 mil ventiladores de parede para estabelecimentos de ensino de todo o Paraná. Os recursos foram obtidos pelo governo estadual junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O secretário da Educação e vice-governador Flávio Arns afirma que uma temperatura ambiente adequada e confortável é um fator importante para assegurar o bom andamento das atividades em todos os setores da escola.

“Todos sabemos o quanto é desgastante o trabalho em um ambiente muito quente. Por isso estamos trabalhando para oferecer melhores condições de trabalho, garantindo conforto térmico para professores, pessoal administrativo, e também obter melhor rendimento dos alunos”, afirma Arns.

Nesse primeiro momento, são cerca de R$ 3 milhões para compra de 1,7 mil aparelhos de ar-condicionado que serão distribuídos às escolas para atender as salas de aula. Futuramente também será contemplada a área administrativa e outros ambientes escolares. As escolas também passarão por uma análise técnica para verificar e adequar a estrutura física e elétrica para a instalação dos aparelhos.

O Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga, em Goioerê, no Centro-Oeste do Paraná, é uma das instituições que será beneficiada com a compra dos aparelhos. O colégio atende cerca de 550 estudantes e tem 15 salas de aulas.

O diretor do colégio, Ademir José Santana, afirma que instalação dos aparelhos vai ajudar a diminuir a temperatura nas salas de aula. “Aqui é uma necessidade. A escola fica na região mais quente do Estado”, explicou.

As altas temperaturas interferem no aproveitamento do trabalho pedagógico em sala de aula. “Não é possível ter o professor ou o aluno concentrados nessas condições, com esse calor. Isso interfere na prática de ensino, nas aulas”, contou Santana.

O diretor afirmou que a compra dos aparelhos foi possível graças a uma maior aproximação entre a Secretaria da Educação e as escolas. “O secretário Flávio Arns esteve aqui e conheceu a nossa realidade. Ele constatou como estão as nossas condições de ensino”, disse.

DESCENTRALIZAÇÃO - O Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga também participou do projeto piloto do Programa de Descentralização de Recursos. Antes do projeto piloto, os repasses do fundo rotativo para obras de serviço de engenharia chegavam no máximo até 15 mil. No ano passado, foram repassados R$ 128 mil para reformas, que incluíram a substituição do piso de madeira por cerâmica nas salas de aula, reforma de banheiros e a troca das calhas de toda a escola. Para o próximo ano, já estão sendo preparadas reformas de calçadas e da pintura da escola.

A comunidade escolar destas instituições participa do processo licitatório da escolha da empresa prestadora do serviço e também fiscaliza o andamento da obra. “O programa permitiu uma facilidade para conseguir empresas na região. E a comunidade inteira acompanhou o trabalho de perto”, disse o diretor Santana.

Fonte:

Deixe seu comentário