Portal da Cidade Douradina

Pesquisadores da UEM realizam estudos geológicos em Cruzeiro do Oeste

Publicado em 12/05/2017 às 08:47

Cruzeiro do Oeste - Nesta semana pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estiveram em Cruzeiro do Oeste para estudar a geologia do sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, encontrados no Município de Cruzeiro do Oeste. Eles foram recebidos pela Direção do Museu e do Laboratório de paleontologia, Neurides Martins. A ação faz parte do termo de cooperação técnica assinado entre a instituição e a Prefeitura Municipal.

A professora Marta de Souza da UEM juntamente com dois alunos visitou o local onde foram encontrados os fósseis de Pterossauro.

Na última semana a diretora Neurides encontrou o coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA) da UEM, Nelson Gasparetto e a coordenadora do projeto de Cruzeiro do Oeste, Susana Volkmer em Maringá para tratar do termo de cooperação entre a Prefeitura e a instituição de ensino.

Os primeiros fósseis encontrados em Cruzeiro do Oeste foram descobertos em 1971 por Alexandre Gustavo Dobruski e seu filho, João Gustavo Dobruski, agricultores da cidade. A confirmação de que os materiais encontrados eram realmente fósseis só aconteceu em 2011 e desde então a Prefeitura está empenhada em proteger esse patrimônio paleontológico e incentivas as pesquisas que já estão sendo realizadas no laboratório de paleontologia de Cruzeiro do Oeste, sobre a responsabilidade da prefeitura.

Esses fósseis fazem parte não só da História de Cruzeiro do Oeste, como do mundo. Portanto para nós é uma das prioridades estudar os fósseis dentro do termo de cooperação que temos com a Universidade Estadual de Maringá”, destacou o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário