Portal da Cidade Douradina

PM de Umuarama recebe nova turma de alunos soldados para curso de formação

Publicado em 07/11/2013 às 22:10

A partir de segunda-feira (11), uma nova turma de alunos soldados se apresenta na 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Umuarama para o início do curso de Formação de Soldados. Segundo informações da PM, 54 novos policiais vão passar pelo processo de treinamento, que tem duração média de oito meses. Deste total, 14 participantes são mulheres.

A maioria dos alunos é de outras cidades como Cascavel e Maringá e outros estados, como Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina. “Eles se apresentarão em Umuarama para início das atividades de adaptação ao quartel, ao militarismo e todas as instruções. São mil horas/aula, o que equivale a mais ou menos oito meses de treinamento”, informa o comandante da 5ª CIPM, Major Ênio Soares dos Santos.

Os novos integrantes serão divididos em duas turmas, orientadas por instrutores da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e Ambiental. Dos 54 policiais, quatro devem seguir para Cianorte após o período de treinamento. Os demais serão divididos entre oito municípios da área de abrangência da 5ª CIPM.

A maior parte dos novos integrantes da PM deve permanecer em Umuarama. Perobal, Xambrê, Ivaté, Icaraíma, Douradina, Alto Paraíso e Maria Helena também receberão reforço no efetivo. “Provavelmente nós teremos condições de sanar o problema de apenas um policial por viatura nos municípios menores. E aqui em Umuarama, com certeza o reforço será substancial, acompanhando o crescimento da cidade”, disse o Major Ênio.

PANORAMA ESTADUAL

Em batalhões de todas as regiões do Estado, 2.223 policiais e 210 bombeiros militares passarão pela formação. Os alunos convocados foram aprovados no último concurso - o mais concorrido da história da corporação, com mais de 120 mil inscritos.

Serão 800 policiais nas áreas dos 1º e 6º CRPMs (Curitiba, Região Metropolitana e Litoral), 400 na área do 2º CRPM (Londrina), 356 na área do 3º CRPM (Maringá, que abrange Umuarama), 227 na área do 4º CRPM (Campos Gerais), 380 na área do 5º CRPM (Cascavel).

A contratação faz parte do Programa Paraná Seguro, que também inclui a entrega de novas viaturas, armamentos, soluções de inteligência e instalação de novos batalhões, como o da Fronteira.

Fonte:

Deixe seu comentário