Portal da Cidade Douradina

PM realiza 2ª palestra de prevenção às drogas na APAE de Douradina

Ministrada pelo Soldado Rogério Amaral, a palestra teve como intuito informar aos alunos sobre os perigos das drogas, álcool e seus efeitos.

Publicado em 26/04/2017 às 05:20

Douradina - Na manhã desta terça-feira, dia 25, a Polícia Militar de Douradina realizou uma palestra para os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Ministrada pelo Soldado Rogério Amaral, a palestra teve como intuito informar aos alunos sobre os perigos das drogas, álcool e seus efeitos.

Em entrevista ao Portal da Cidade, Amaral contou que esta já é a segunda palestra realizada na instituição e que os alunos prestaram bastante atenção em tudo que foi dito, "Neste ano há novos alunos, alguns deles até em situações de risco e se faz necessário à presença constante da polícia militar nessa parte de orientação junto a APAE".

O consumo de drogas lícitas e ilícitas é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) calcula que aproximadamente 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas em todo o mundo, o que representa 5% da população mundial acima de 15 anos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de tabaco e álcool é estimado, respectivamente, em 30% e 50% da população nessa faixa etária. São números que dão uma boa dimensão do problema.

No âmbito do município de Douradina a Polícia Militar tem concentrado esforços no sentido de dificultar cada vez mais a ação de traficantes e a circulação de drogas. Amaral explicou que drogas como 'LSD' e 'Boa noite Cinderela' muitos alunos nem tinham conhecimento que existia, “A palestra visa atingir uma quantidade cada vez maior de pessoas e para isso visitamos entidades, escolas, locais de concentração principalmente de crianças adolescentes e jovens para preveni-los, mostrando as reais consequências negativas que o uso das drogas lícitas e ilícitas podem causar,” explica.

“A integração entre Polícia Militar e comunidade traz fundamentos que fortalecem atitudes positivas entre as crianças em relação ao respeito às leis e ao convívio em sociedade, mostrando que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas” disse Amaral.

Segundo a diretora da APAE, Renata Cervinhani, a presença dos policiais chama muito mais a atenção das crianças, “Esse trabalho da Polícia Militar é de grande importância, pois com a presença dos policiais as crianças ficam mais atentas e absorvam as explicações de modo que o aprendizado adquirido na palestra chega até os pais e irmãos em casa”, ressaltou.   

Nos próximos dias será realizada uma palestra com os pais e responsáveis sobre a importância da estrutura familiar para se prevenir o uso de álcool e outras drogas na família, a relevância da autoridade dos pais perante seus filhos, a necessidade da supervisão dos pais e mães nas atividades cotidianas de seus filhos a fim de protegê-los, os sinais e sintomas que indicam um provável envolvimento com drogas entre outros.

Fonte:

Deixe seu comentário