Portal da Cidade Douradina

EDUCAÇÃO

Prazo para matrículas no Ceebja termina nesta sexta-feira, em Douradina

Quem deseja voltar a estudar deve procurar o Ceebja e fazer a matrícula. Neste ano, os alunos também vão receber materiais escolares.

Publicado em 23/01/2020 às 04:39
Atualizado em

Agora, os estudantes poderão concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em dois anos. (Foto: AEN)

Aqueles que desejam retomar seus estudos em 2020 precisam estar atentos. É que se encerra nesta sexta-feira (24) o período de inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Em Douradina, a modalidade é ofertada no Ceebja Douradina.

Para este ano letivo, a secretaria readequou o cronograma dessa modalidade de ensino para semestral e unificou a matriz curricular. Agora, os estudantes poderão concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em dois anos. No antigo formato, os estudantes levavam, em média, cinco anos para terminar cada etapa.

Além disso, a matriz unificada garante que todas as instituições que ofertam EJA terão as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos caso seja necessário mudar de escola, o que facilitará a organização dos professores para a escolha de suas aulas.

É importante ressaltar que a readequação do cronograma não altera a carga horária dos cursos, mas vem como uma solução para um cenário preocupante constatado: o período prolongado para conclusão dos estudos resultava em grande incidência de abandono. Com a carga horária concentrada, os estudantes terão a chance de terminar os estudos antes.

Material Gratuito


Outra novidade é que neste ano o Ministério da Educação estará distribuindo kits de materiais escolares para todos os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O kit, é composto por três cadernos universitários de 200 folhas, uma calculadora, duas canetas azuis, uma caneta preta, uma caneta vermelha, uma lapiseira, duas caixas de grafites e uma régua.

Matrículas 

Para efetivar a matrícula, o estudante deve procurar a instituição de ensino e levar os seguintes documentos (original e cópia):

- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

- RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio;

- Cadastro de Pessoa Física – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional;

- Comprovante de Residência

- Histórico Escolar.

Fonte:

Deixe seu comentário