Portal da Cidade Douradina

Professores da rede estadual de ensino podem decretar greve a partir do dia 13

Fonte: Tribuna Hoje

Publicado em 04/03/2013 às 21:59

Os professores da rede estadual de ensino se preparam para a deflagração de uma greve, que já tem uma possível data para ser iniciada. No próximo dia 13, cerca de 80 escolas estaduais de Umuarama e região estarão com suas atividades paralisadas, a fim de reivindicar melhores condições salariais e uma maior carga horária em relação à hora atividade.

De acordo com o presidente da APP Sindicato (Associação dos Professores do Paraná –  Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná) de Umuarama, Sérgio Marson, antes de decretar oficialmente a greve, haverá uma reunião em Curitiba com o Governo Estadual para expor as propostas dos docentes, com o intuito de evitar o início das ações grevistas.

“Na ocasião, o Estado também irá apresentar propostas sobre o que consta em nossa pauta de reivindicações. Porém, se nada for atendido, faremos uma assembléia no próximo sábado (09) para apresentar as discussões feitas na capital. Os participantes decidirão se a greve será realizada ou não. Se a maioria optar pela paralisação das atividades, deflagraremos a greve”, relata Marson. O presidente da APP Sindicato ainda afirma que apenas uma das exigências dos professores foi atendida, estando relacionada com o reconhecimento das titulações, para efeito de avanço na carreira no Plano de Carreia do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB), divulgando o edital do concurso público ainda neste ano. “As demais  reivindicações centrais, como o cumprimento de 33% de hora-atividade, conforme determina a Lei do Piso e o reajuste real – além da data-base – para os funcionários da educação, com a implementação do índice de 7,11% a partir de janeiro, ainda não foram atendidas e por isso será necessária a greve”, explica Marson.

DISCUSSÃO

O decreto da paralisação das atividades foi decidido na última assembleia do Sindicato, realizada no dia 15/12. Nela, os docentes das escolas públicas estaduais puderam debater a pauta de reivindicações e informar suas principais necessidades. “Mesmo com as propostas enviadas ao Governo do Estado, ainda não conseguimos chegar a um acordo. Informações extraoficiais relataram que o Governo passará suas novas propostas à categoria, apresentando uma hora a mais de hora-atividade, além de implantar o piso exigido até maio, que é a nossa data-base. Se isso acontecer, os pagamentos desse reajuste deverão ser retroativos ao mês de janeiro”, afirma o presidente da APP Sindicato.

HORA-ATIVIDADE

Atualmente são aplicados 25% de hora-atividade aos professores, sendo que o reivindicado é de 33%. Mesmo com a insatisfação dos docentes, o Estado ainda não apresentou uma proposta que se aproxima ao exigido pela categoria.

Fonte:

Deixe seu comentário