Portal da Cidade Douradina

Região Noroeste ganha helicóptero para resgate e transporte de pacientes

Publicado em 25/11/2016 às 07:04

O governador Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (24) que passa a funcionar neste sábado (26) mais um helicóptero do Governo do Estado para uso exclusivo da área da saúde. Baseada em Maringá, a aeronave será utilizada em missões de resgate e transporte de pacientes, cobrindo a demanda de toda a macrorregião Noroeste do Paraná. O novo serviço aeromédico será inaugurado oficialmente em 8 de dezembro pelo governador. 

“Sabemos que o atendimento rápido e com todo o suporte necessário é fundamental para salvar vidas em situações de urgência e emergência. Cada minuto pode fazer a diferença. Por isso, investimos na nossa rede aeromédica, utilizada em casos que exigem rapidez e locais de difícil acesso”, destaca Richa. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, trata-se de um marco para a história da saúde pública do Estado. "O que era uma promessa de campanha, agora se torna realidade. Estamos ampliando um serviço que salva vidas e isso tudo se deve à coragem do governador Beto Richa, que foi ousado ao propor a criação dessa rede de transporte aeromédico", destacou. 

Com a implantação do serviço em Maringá, o Estado amplia a cobertura da frota aérea paranaense. A partir de agora, são três helicópteros (Maringá, Curitiba e Cascavel) e um avião UTI a serviço da saúde, com todos os equipamentos necessários para dar suporte a pacientes em situação crítica. Em dezembro, uma nova base deve começar a operar em Londrina, também com um helicóptero de uso exclusivo da saúde. 

A aeronave de Maringá atuará em conjunto com a equipe do Samu 192. "Todo custo operacional será bancado com recursos do Governo do Estado. Em contrapartida, o consórcio que administra o Samu será responsável por manter os plantões dos profissionais à disposição do serviço", detalhou Caputo Neto. 

O helicóptero será deslocado para o atendimento de casos graves, que necessitam de intervenção rápida, ou em ocorrências cujos locais são de difícil acesso. 

Para o coordenador da Rede Paraná Urgência, Vinicius Filipak, o uso de aeronaves para urgências e emergências melhora as condições de atendimento dos pacientes. "Será possível reduzir o tempo de resposta às ocorrências, aumentando as chances de sobrevivência da vítima e diminuindo o risco de sequelas", explicou. 

Com o novo helicóptero, sobe o número de municípios cobertos pelo serviço aeromédico. A aeronave tem uma autonomia de voo de 250 quilômetros, a partir de Maringá. Isso garante o atendimento das ocorrências do extremo Noroeste. 

Nesta semana, médicos e enfermeiros socorristas que atuarão no helicóptero finalizaram o último curso de capacitação em transporte aeromédico. Os profissionais que vão compor a equipe se revezarão em plantões diários na base da aeronave, em um hangar no aeroporto. 

Para o coordenador do Samu Regional, Marcelo Silva, que também é enfermeiro e fará parte da equipe do helicóptero, o treinamento foi importante para padronizar a conduta de resgate. "Em situações de emergência, cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Por isso, temos que estar preparados para agir de maneira rápida e objetiva", destacou. 

Outra função do transporte aeromédico é a transferência de pacientes graves entre serviços de saúde. "Muitas vezes, o hospital que faz os primeiros socorros não tem a estrutura ideal para atender aquele determinado tipo de caso. Desta forma, é preciso realizar a estabilização do paciente e deslocá-lo rapidamente à unidade especializada", complementou Silva.

Fonte:

Deixe seu comentário