Portal da Cidade Douradina

Educação

Rematrículas na rede estadual podem ser feitas a partir de segunda-feira

Prazo começa na segunda-feira e termina em 30 de novembro. É preciso apresentar conta de luz recente, documento de identidade e declaração de vacinação.

Publicado em 16/11/2018 às 22:10

Rematrículas na rede estadual de ensino podem ser feitas a partir de segunda-feira. (Foto: Hedeson Alves/SEED)

Os pais ou responsáveis por estudantes que já estão matriculados na rede estadual - e que vão para o 7º, 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou para o 2ª ou 3ª ano do ensino médio - devem ir até a escola para assinar a rematrícula partir de segunda-feira (19).

O prazo termina em 30 de novembro.

Os documentos obrigatórios, nesse caso, são uma conta recente de energia elétrica; o documento de identidade do aluno maior de 16 anos; e a declaração de vacinação.

Matrícula

Já as matrículas iniciais devem ser feitas de 3 a 7 de dezembro.

Pais e/ou responsáveis legais dos estudantes que vão ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou na 1ª série do ensino médio precisam comparecer às escolas estaduais para as quais os alunos foram direcionados.

É necessário apresentar, original e cópia: certidão de nascimento ou documento de identidade ou certidão de casamento; conta recente de energia elétrica de, no máximo, três meses; e um número de telefone para contato.

A ausência da declaração de vacinação não impossibilita a matrícula ou rematrícula, mas os pais ou responsáveis devem regularizar a situação em um prazo de 30 dias. Caso contrário, a escola é obrigada por lei a comunicar a situação ao Conselho Tutelar.

Cadastro de espera

Para estudantes que vêm de outro país ou de outro estado, trocando de cidade, deixando a rede privada para ingressar na rede estadual, ou que apenas desejam mudar de escola, os pais ou responsáveis legais devem ir diretamente até a instituição de ensino em que estão interessados a partir de 10 de dezembro para inscrição no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve).

É necessário levar original e cópia de documento de identificação do aluno (certidão de nascimento ou documento de identidade), fatura recente da concessionária de energia elétrica, declaração de vacinação e declaração de escolaridade emitida pela escola de origem ou histórico escolar.

O chamamento para matrícula dos alunos que aguardam vaga e estão cadastrados no Ceve começa em janeir, e é feito de acordo com critérios definidos pela Secretaria da Educação, mas com ordem de prioridade própria para cada escola.

Se não houver vagas disponíveis no local, os estudantes são direcionados para a unidade mais próxima com possibilidade para atendê-los.

Cronograma

Rematrículas

7º a 9º ano do ensino fundamental / 2ª e 3ª série do ensino médio: de 19 a 30 de novembro

Matrículas Iniciais

6ª ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio: de 3 a 7 de dezembro.

Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve)

A partir de 10 de dezembro;

Chamamento para matrículas a partir de janeiro de 2019.

Início das aulas

O ano letivo em 2019 começa no dia 14 de fevereiro para um milhão de alunos da rede estadual de ensino do Paraná, quase três semanas antes do carnaval.

Apesar de as aulas começarem na primeira quinzena do mês de fevereiro, os cerca de 100 mil professores e profissionais da área retornam ao trabalho uma semana mais cedo, no dia 7, quando está programada o início da Semana Pedagógica.

Fonte:

Deixe seu comentário