Portal da Cidade Douradina

Sabia que ainda existe racismo?

Publicado em 19/11/2015 às 23:33

No dia 20 de novembro é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra, a data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, principal líder de resistência negra à escravidão. Mesmo depois de tantos anos de abolição da escravatura, as correntes ainda prendem, marcam e ferem os afrodescendentes, o preconceito ainda os fazem prisioneiros. 

A jornalista e escritora Aline Reis, relata que existe muita gente que acha desnecessária a comemoração do dia da Consciência Negra. "Tem muita gente que desdenha da existência de um dia da consciência negra alegando que precisamos de consciência humana, só que o Brasil, por séculos, desumanizou pessoas negras as tratando como bichos. Esse foi o último país do mundo a abolir a escravidão e isso reflete diretamente no racismo que existe atualmente".

O professor Carlos Arruda garante que o preconceito e a discriminação não são velados. “O preconceito é escancarado, vemos isso todos os dias os famosos são prova disso (Thaís Araújo, Lazaro Ramos, Maju...). Tentamos combater, mas a desigualdade é o principal fator do preconceito. No Brasil homens são machistas, héteros tem mais direitos que homossexuais, brancos mais direitos que os negros”.  

O jovem José Alfredo Netto de 22 anos, sabe muito bem como é sofrer com o preconceito  e ainda dentro de casa, com o irmão postiço. “Ele me chamava de negrinho e até mesmo de outros nomes do qual deixa qualquer pessoa constrangida. Para tentar solucionar o problema, nós conversamos muito sobre o assunto. Agora vivemos em paz, o respeito é necessário e essencial”. 

Para descontruir o preconceito é necessário voltar à base e para isso precisa ser colocada em prática a lei nº 10639, que estabelece que todas as escolas incluam no ensino História e Cultura Afro-Brasileira, mas o que muito se percebe é que apenas a história da escravidão que se conta nos livros. “Colocar em prática a lei n°. 10639 seria um bom começo nas escolas, desconstruir o preconceito a cultura branca, educação é a principal base para isso. As leis contra o preconceito deveriam ser realmente aplicadas. O Brasil é o 2° país, com maior população afrodescendente do mundo”.  

Para que deixe de ser utopia e passe a ser realidade é necessário ser uma luta de todos nós. Faça sua parte, ao presenciar uma cena de preconceito seja de racismo ou qualquer tipo de discriminação denuncie. Somente juntos é que poderemos viver em paz.

Fonte:

Deixe seu comentário