Portal da Cidade Douradina

ENSINO SUPERIOR

UEM terá mudanças para as provas do Vestibular de 2019; saiba o que muda

As mudanças buscam aumentar a participação de candidatos no processo e reduzir custos com a logística da aplicação das provas.

Publicado em 28/02/2019 às 01:50

(Foto: Ilustrativa.)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aprovou, na última semana, algumas propostas, sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), para alterar o regulamento do processo seletivo visando o ingresso nos cursos de graduação da UEM, com vigência a partir de 2019.

As mudanças buscam aumentar a participação de candidatos no processo, reduzir custos com a logística da aplicação das provas, e permitir maior alinhamento com outros processos de ingresso em cursos de graduação no País. 

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, destaca que o objetivo das mudanças é estimular que um maior número de concluintes do ensino médio tenham acesso à universidade pública e que os recursos para a realização dos vestibulares sejam melhor empregados. 

Uma das alterações é reduzir a duração do Vestibular de três para dois dias e realizar as provas no período da tarde. Nos anos anteriores, o concurso ocorria pela manhã, com duração de quatro horas. O tempo de prova passa a ser de até cinco horas. 

Desta maneira, o processo seletivo ocorrerá em  dois dias consecutivos, composto pelas seguintes provas: no primeiro dia do Vestibular, os candidatos farão as provas de Conhecimentos Gerais (40 questões objetivas interdisciplinares) e de Redação. 

No segundo dia, serão aplicadas as provas objetivas de Língua Portuguesa (10 questões), Literaturas em Língua Portuguesa (5 questões), Língua Estrangeira (5 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões - 15 de cada matéria, definida pelo Conselho Acadêmico de cada curso). 

O Vestibular de Inverno ocorrerá nos dias 14  e 15 de julho. As inscrições, pela Internet, serão aceitas de 8 de abril a 8 de maio.

A presidente da CVU, Maria Raquel Natali, esclarece que outras ações devem ocorrer no futuro visando à melhoria do processo seletivo e que uma comissão de especialistas deverá encaminhar sugestões a serem apreciadas pela CVU, Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e, posteriormente, pelo CEP.

Vale lembrar, ainda, que o programa de provas dos vestibulares de Inverno, de Verão e do PAS está disponível no site. Outras informações sobre as mudanças aprovadas pelo CEP irão constar no site da CVU, após a publicação da resolução do Conselho.

Fonte:

Deixe seu comentário