Portal da Cidade Douradina

Umuarama comemora confirmação do MEC para curso de Medicina

Ministério da Educação anunciou 39 municípios aptos, em todo o país, a receber cursos ofertados por instituições particulares

Publicado em 06/09/2014 às 08:12

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira, 4, os 39 municípios brasileiros selecionados para receber novos cursos de Medicina. São cidades com mais de 70 mil habitantes que não dispunham de curso superior para a formação de médicos, localizadas em 11 Estados do país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e da secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.

Está prevista para este mês uma chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para a implantação dos cursos de Medicina nos municípios selecionados. Para o prefeito Moacir Silva, este anúncio é a coroação com êxito de uma luta que vem sendo trava há anos pela administração municipal, em conjunto com a Universidade Paranaense (Unipar), que se credenciou para receber o curso.

Confiante na implantação, o prefeito entende que a saúde pública tem muito a ganhar com a conquista não apenas cultural ou intelectualmente. “Os beneficiados não serão apenas os futuros acadêmicos. Toda a população de Umuarama e região ganha com esse curso. Teremos mais médicos e infraestrutura de atendimento, mais especialidades de tratamentos, cirurgias, enfim, a atenção será ampliada com uma imensa oferta de serviços”, afirmou.

O curso de Medicina abrirá as portas de Umuarama para um grande número de profissionais qualificados e atrairá estudantes de várias partes do Estado e do país, provavelmente até de países vizinhos. “A cidade tem a ganhar como um todo. A consolidação de um curso desse porte movimentará o comércio e vários setores da economia, o que se traduz em desenvolvimento”, avaliou o prefeito. “Valeu a pena todo o nosso esforço junto aos ministérios da Educação e da Saúde, os investimentos, a infraestrutura e os serviços que disponibilizamos no município”, disse.

O prefeito recebeu um telefonema da senadora Gleisi Hoffmann na tarde de quarta-feira, 4, convidando-o para o anúncio dos municípios que receberão o curso, e agradeceu o empenho também do deputado federal Zeca Dirceu nesta conquista. O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou que o país inaugura um novo modelo, com o governo induzindo a criação dos novos cursos. Afirmou ainda que tão importante quanto a expansão das vagas é a preocupação com a qualidade. “Foram estabelecidos vários critérios para a seleção dos municípios. Estamos assegurando que serão cursos de qualidade, com o apoio do poder público municipal”, destacou.

A seleção e avaliação dos municípios, realizada por uma comissão de especialistas coordenada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Umuarama está entre os 39 que preencheram os requisitos para receber os cursos. Outros sete têm seis meses para se adequar.

Os critérios para seleção dos municípios buscam a interiorização dos cursos de medicina. “Para participar, os municípios deveriam ter população superior a 70 mil habitantes, não ser capital de estado e não ter cursos de medicina no seu território”, disse a secretária Marta Abramo. Outra preocupação foi com equipamentos de saúde, possuir ao menos cinco leitos SUS [do Sistema Único de Saúde] disponíveis por aluno, mínimo de três programas de residência médica e hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino.

A expectativa de instalação em Umuarama é 2015, quando a saúde pública terá outra novidade – o funcionamento do Hospital do Câncer da Uopeccan. O prédio está em fase de acabamento. “Teremos ainda o Hospital Regional, que prestará uma grande gama de serviços de média complexidade, evitando o transporte de pacientes para outros centros médicos – uma rotina sofrida, à qual muitos pacientes precisam se submeter hoje em Umuarama”, lembrou Moacir Silva.

Há no Brasil 21.674 vagas autorizadas para cursos de medicina, conforme dados consolidados em julho de 2014. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.405 em capitais, resultado do processo de interiorização da educação superior. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais (8.911 do total), enquanto no interior havia 8.772.

HISTÓRICO

Em julho deste ano, o prefeito Moacir Silva e o secretário municipal de Saúde, Luiz Haiduk, receberam doutores do Ministério da Educação para discutir a implantação do curso. A equipe vistoriou hospitais e unidades básicas de saúde para conhecer a infraestrutura oferecida pelo município. A reunião teve a presença de diretores dos hospitais locais e da 12ª Regional de Saúde, representantes do Samu, Conselho Municipal de Saúde, Associação Médica de Umuarama e Universidade Paranaense (Unipar). A comissão do MEC é composta por três médicos que também são professores universitários e permaneceram dois dias avaliando a estrutura e as condições da saúde pública na cidade.

Os médicos visitaram três hospitais, postos de saúde, Pronto Atendimento, Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Atenção Psico-Social (Caps 2), entre outras estruturas, e fizeram um relatório ao Ministério da Educação.

O secretário Haiduk explicou que o primeiro passo para a implantação do curso de Medicina foi a habilitação do município, conquistada há cerca de dois anos. “Graças a um amplo trabalho da administração, em conjunto com a Unipar e nossos representantes políticos, Umuarama ficou entre as 45 cidades de todo o país habilitadas a implantar novos cursos”, lembrou. O passo seguinte foi a visita dos técnicos e o relatório. Agora o MEC decidiu pela aprovação do curso para a Capital da Amizade e em seguida será lançado edital de chamamento para qualificar as instituições interessadas na implantação, processo para o qual a Unipar está bem adiantada.

Fonte:

Deixe seu comentário