Portal da Cidade Douradina

Umuarama tem seis Colégios Ocupados

Publicado em 20/10/2016 às 05:17

Umuarama - Mais um Colégio Estadual está ocupado em Umuarama. O Núcleo Regional de Educação confirmou a ocupação no Colégio Lovat, com este agora são seis ocupadas na cidade.

Os alunos estão nos Colégios Estaduais Hilda Kamal, Jardim Cruzeiro, José Balan, Pedro II e Tiradentes. Em todo Estado já são 745 escolas ocupadas, de acordo com a organização do movimento secundarista.

De acordo com o Movimento Ocupa Paraná, os estudantes são contrários à PEC-241, proposta pelo Governo Federal, que institui mudanças no Ensino Médio. Além disso os alunos e alunas também não são favoráveis à medida provisória 746/2016 que altera alguns pontos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A PEC-241 prevê congelamento nas contas públicas pelo próximos 20 anos em diversas áreas, entre elas no setor da educação. A PEC-241 foi aprovada em primeira votação na Câmara dos Deputados.

Em nota o Movimento Ocupa Paraná divulgou o posicionamento dos secundaristas, leia a íntegra:

“O governo federal decidiu de forma muito autoritária, sem consultar ninguém, alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, graças a uma medida provisória que pode dar fim a educação pública e que vai no sentido contrário às reforças que buscamos para que a escola pública tenha qualidade.

A MP 746/2016, altera os pontos principais da escola pública como contratação de professores, ensino integral obrigatório, mudança radical na dinâmica da escola pública e tudo isso sem antes, resolver os problemas mais urgentes de toda a rede como a falta de merenda, professores e livros, enquanto sobram estudantes nas salas de aula superlotadas, sobram obras inacabadas, sobram prédios tombados pelo patrimônio que não podem ser reformados.

Além disso, junto com a tal reforma, Michel Temer ainda apresenta a PEC 241. Para você que não sabe, a Emenda Constitucional que esta sendo discutida e já foi aprovada na Câmara de Deputados em Brasília visa CONGELAR por 20 ANOS os investimentos em saúde, educação e os aumentos em todo o setor público.  Logo, desde a verba da nossa escola até o salários de nossos país não vão subir pelos próximos 20 anos, isso significa que quem mais precisa esta pagando pela crise, e quem já tem uma vida melhor não sofre com nada”

No Paraná o governador Beto Richa e a secretária de educação Ana Seres entregaram essa semana um relatório ao Ministério da Educação (MEC) sobre as reuniões feitas com educadores e alunos em todo Estado. De acordo com o governador, mais de 15 mil pessoas participaram dos debates.

Em entrevista aos jornalistas em Brasília, Beto Richa disse que “[é] estranho, só no Paraná acontece isso [ocupações], porém, em Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo também há mobilização dos estudantes.

Leia a íntegra da PEC > http://bit.ly/2df2sRd 

Fonte:

Deixe seu comentário