Portal da Cidade Douradina

Uoppecan anuncia 250 vagas para enfermagem; faltam profissionais

Publicado em 25/01/2013 às 22:45

Já sobram vagas para enfermeiros em Umuarama e a previsão é de que possam faltar ainda mais profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho, com a inauguração da Uoppecan-Noroeste, que anunciou a contratação de até 250 técnicos e enfermeiros, quando o hospital estiver em funcionamento pleno.

 Segundo Wanderley Rosa, diretor deliberativo da Uoppecan-Noroeste disse que as contratações serão realizadas por meio de processo seletivo e as inscrições estão previstas para começar a partir de julho deste ano. “Queremos colocar o hospital em funcionamento até o final de 2013”, alegou.

 Além da Uoppecan, a estrutura que está em construção na Avenida Paraná, também sediará o Hospital Regional de Umuarama. Segundo Rosa, serão 200 leitos, 100 pertencentes à Uoppecan e 100 ao Hospital Regional. “A preferência será a técnicos da região, senão abriremos vagas em outras cidades”, revela.

 PROFISSIONAIS

 Entretanto a falta de enfermeiros qualificados na cidade já é uma realidade e a chegada da Uoppecan-Noroeste atrai atenção de profissionais da área de diversas regiões do estado. Um levantamento realizado pelo Senac de Umuarama, mostra que hoje a enfermaria é área de maior escassez de mão de obra qualificada nos hospitais locais.

 Em Umuarama, segundo o estudo, a demanda maior existe para os profissionais técnicos na área hospitalar. “Contratasse mais técnicos de enfermagem, porque uma enfermeira cuida de uma equipe de até 20 técnicos”, revela a técnica do Senac de Relações com o Mercado, Meire Helen da Silva.

 Além da Uoppecan, as contratações previstas do Samu e concursos públicos podem fazer com que a procura por esses técnicos, em Umuarama, multiplique. Com o intuito de coibir essa falta de qualificação no mercado, o Senac instituiu o Curso Técnico de Enfermagem no Programa Senac de Gratuidade (PSG) e oferece 35 vagas para a segunda turma que está prevista para iniciar no dia 20 de fevereiro (Box).

 QUALIFICAÇÃO

 Conforme profissionais que atuam na área, a realidade local começa a mudar com esse período de grandes oportunidades, sobretudo, a remuneração ainda é um grande dilema na formação desses profissionais que têm o piso médio de R$ 1,2 mil a enfermeiros e pouco mais de R$ 700 a técnicos de enfermagem.

Instrutora do Senac e enfermeira há oito anos, Maria Vanessa de Melo Oliveira, revela que o que falta em Umuarama, na verdade, são profissionais com domínio do conhecimento técnico e prático. “Ainda há muitos profissionais vagos de conhecimento pleno para exercer a profissão com qualidade”, destaca.

 Para Vanessa, com o novo cenário que vai surgir em Umuarama, a cidade terá de se readaptar e, dessa forma, melhorar a remuneração aos profissionais para atrair os técnicos e enfermeiros mais qualificados. “O que falta é aquele técnico que saiba lidar com as mais divergentes situações”, cita a enfermeira.

 EMPREENDEDORISMO

 Com muitos profissionais migrando para área hospitalar buscando justamente uma oportunidade na Uoppecan, clínicas e atendimentos domiciliares começam a ficar vagos de enfermeiros e técnicos, logo, o momento começa a tornar-se propício para aqueles com uma visão empreendedora, como fez a técnica de enfermagem, Aline Sayuri.

 Depois de analisar o mercado local, Sayuri conta ter percebido que o atendimento domiciliar era praticamente inexistente na cidade e muitas vezes feito por diaristas. Foi então que a jovem empresária resolveu criar uma empresa de cuidadores, a Kardec Cuidadores. A ideia aconteceu e hoje Sayuri emprega cerca de 10 técnicos, além dela e do marido. “O foco da empresa é justamente o de acompanhar todo processo de recuperação dos pacientes em relação à patologia”, revela.

 A Kardec Cuidadores atende idosos e pessoas que precisam de cuidados especiais, onde familiares, infelizmente, não têm disponibilidade de tempo integral para cuidar ou acompanhar o paciente. “É uma nova área, que tende a crescer também com a inauguração da Uoppecan, pois, muitos pacientes poderão ser atendidos em casa”, acredita Sayuri.

 CURSO

 Com o foco na necessidade de mercado que a Uoppecan terá para contratação de técnicos e enfermeiros, o Senac criou o Curso Técnico de Enfermagem gratuito. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro e são apenas 35 vagas – escolhidas por meio de processo seletivo. Ao todo, o curso terá 1.800 horas e acontece de segunda à sexta-feira, das 8h ao 12h. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato no telefone 3622.2072.

Fonte:

Deixe seu comentário