Portal da Cidade Douradina

Vestibular de Inverno da UEPG abre inscrição dia 10, com novidades

Publicado em 07/04/2017 às 21:26

Estudantes podem se inscrever no Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a partir de segunda-feira (10) até 15 de maio, exclusivamente pela internet, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. A taxa de inscrição (R$ 141) pode ser paga até 16 de maio. As provas ocorrem nos dias 9 e 10 de julho, em 16 cidades. A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) anuncia mudanças importantes na operacionalização do Vestibular, que exigirão a atenção dos candidatos.

A principal mudança, segundo o coordenador geral da Universidade, Edson Luis Marchinski, diz respeito à ficha de inscrição. O candidato vai preencher todas as informações no ato da inscrição, porém não precisará mais apresentar a ficha para o acesso aos locais de prova. Para isso, bastará apresentar um documento oficial de identidade com foto. A identificação será feita através de impressões digitais dos candidatos, coletadas durante a resolução das provas.

NOVOS LOCAIS - Outra novidade se refere à inclusão de mais dois municípios entre as cidades onde a UEPG realiza as provas. Candidatos da região extremo Oeste do Paraná poderão fazer as provas em Foz do Iguaçu. Já os estudantes da região Sudoeste do Estado e também do Noroeste de Santa Catarina terão a opção de fazer as provas em Francisco Beltrão. Antes, candidatos dessas regiões tinham que se deslocar até Cascavel.

A UEPG ainda aplica provas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. A opção é feita pelo candidato no ato da inscrição. Os locais de prova e ensalamento serão divulgados em 9 de junho.

RESULTADOS - O cronograma do vestibular prevê a divulgação dos gabaritos para o dia 11 de julho, às 17 horas, na página da CPS (www.cps.uepg.br/vestibular). A divulgação da relação de aprovados com a respectiva lista de espera está agendada para até 1º de setembro, também, exclusivamente pela Internet.

PROVAS E COTAS – Na prova de Redação serão cobrados os seguintes gêneros textuais: carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia; e resumo. Nas questões de Literatura Brasileira, das provas de Língua Portuguesa, serão exploradas as seguintes obras: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade); A morte e a morte de Quincas Berro d'Água (Jorge Amado); Livro sobre nada (Manoel de Barros); O filho eterno (Cristóvão Tezza); e O ovo apunhalado (Caio Fernando Abreu).

A UEPG adota a política de cotas, com oferta de 50% das vagas dos cursos de graduação, sendo 40% para candidatos que estudaram todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio na escola pública; e 10% para negros, também que fizeram a educação básica integralmente na rede pública de ensino. A opção pelas cotas deve ser feita no ato da inscrição.

APLICATIVO - Todas as informações sobre o Vestibular de Inverno 2017 poderão ser acompanhadas pelos candidatos e pelos pais ou responsáveis via o aplicativo ‘Vestibular UEPG’, disponível no Google Play, para o sistema Android. O aplicativo permite que o candidato obtenha informações importantes de forma rápida e fácil como, por exemplo, sobre a situação da inscrição, concorrência do curso escolhido, local onde fará as provas, etc. Também possui o recurso de notificações instantâneas, para recebimento de mensagens sobre dicas, procedimentos, lembretes e avisos em geral, relativos ao Vestibular.

Para utilizar o aplicativo o candidato deverá primeiramente fazer a inscrição no Vestibular pelo site www.cps.uepg.br/vestibular. Após este processo, será gerado um número de protocolo que juntamente com a senha criada pelo candidato, deverão ser informados para login no aplicativo. Número de protocolo e senha serão válidos para acesso até o início do período de inscrição do próximo Vestibular. Como exemplo, só é valido o acesso com protocolo e senha do Vestibular de Inverno até o início do período de inscrições do Vestibular de Verão.

Fonte:

Deixe seu comentário