Portal da Cidade Douradina

SEGURANÇA

Segurança pública dever do Estado, direito e responsabilidade de todos

Em seu novo artigo, o Soldado da PM de Douradina, Rogério Amaral explica de que forma o cidadão pode contribuir com a segurança pública.

Postado em 24/03/2018 às 15:44 |

Para o policial a "Segurança Pública’’ é uma atividade de responsabilidade dos Órgãos Estatais juntamente com a sociedade, com o objetivo de proteger o cidadão. (Foto: Divulgação)

Isso mesmo meus amigos, por mais que o título do artigo possa lhes causar certa estranheza, é isso que consta no artigo 144 da Constituição Federal, portanto vocês também são constitucionalmente responsáveis pela ‘’Segurança Pública’’.

Antes de discorrer sobre o tema, vou trazer um conceito pessoal, de maneira simples e clara, pois é esta linguagem que utilizarei sempre com vocês, onde compreendo que ‘’Segurança Pública’’ são atividades de responsabilidade dos Órgãos Estatais juntamente com a sociedade, com o objetivo de proteger o cidadão.

Desta maneira, se formamos uma ‘’Sociedade’’ na condição de cidadãos, precisamos e temos o direito de sermos protegidos, mas é necessário que exista esta cooperação, pois o mundo mudou, hoje infelizmente não há mais espaço para ingenuidade, deve haver uma maior união entre as pessoas e as autoridades policiais. Vamos romper com esse paradigma de que o policial deve ter cara de mau e viver isolado como um tigre, devemos em conjunto, sermos firmes e agirmos com vigor no cumprimento da Lei, mas não ao ponto de que uma criança perdida ou um idoso fragilizado tenha medo de se aproximar e solicitar auxílio.

Como policial quero vocês o mais próximo possível, trarei temas polêmicos dicas importantes capazes de ‘’salvar vidas’’, no final do artigo deixarei meu e-mail, para que me enviem todas as suas perguntas as quais serão respondidas, essa é uma Coluna diferente, onde não irão tratar com alguém que acha que ‘’sabe tudo’’, mas, com alguém muito ‘’entusiasmado para ajudá-los’’.

De que forma o cidadão pode contribuir com a segurança pública?

Fiquem tranquilos, não é colocando uma máscara ou capa de super herói, quem tem o dever de se expor e defender a sociedade somos nós policiais, mas podemos evitar muita coisa colocando em prática os valores morais, que são a capacidade que temos de distinguir o certo do errado, e lhes digo sem nenhum melindre, se conseguirmos nos policiar nesse sentido,  já será de grande valia, além disso, não se omitir também é importante, cobrem, denunciem sejam presentes, façam-se ouvir e unam-se a nós, juntos somos ‘’Fortes’’, como no Provérbio africano: ‘’A união do rebanho obriga o voraz leão a deitar-se com fome”.

Cada um deve fazer sua parte, isso me remete a uma experiência pessoal enquanto estava realizando uma palestra, fui indagado por um aluno adolescente que se dizia ‘’ateu’’ , lembrando que estamos em um estado laico onde todos são livres para escolher em que acreditar, mas ,enfim, ele me questionou sobre um fato da Bíblia, onde Cristo ressuscita Lázaro, ele me indagou com certa arrogância, que “se Cristo era tão poderoso a ponto de ressuscitar um morto, por que outras pessoas ali presentes removeram a pedra que fechava o local do sepultamento?                            

Então, lhe respondi, que compreendo que fora para dar um exemplo à humanidade, pois as simples pessoas ali presentes não tinham o poder Divino de trazer alguém de volta à vida, mas podiam unir-se movendo a pedra, e assim contribuir de alguma forma para o divino milagre, após a resposta não ouvi mais a voz do rapaz.

E-mail: drrogerioamaral@hotmail.com

Rogério Amaral

Soldado, Policial Militar do Paraná

E-mail: drrogerioamaral@hotmail.com

Fonte:

Deixe seu comentário