Portal da Cidade Douradina

Depen e PM realizam vistoria em cadeias de Xambrê e Icaraíma

Publicado em 06/12/2017 às 08:41

Uma determinação da Secretaria de Segurança Pública do Estado, levou equipes de elite da Polícia Militar de Umuarama à realização de operação conhecida como Bate Grade, em todas as carceragens que fazem parte da área de abrangência do 25º Batalhão da PM. Ontem (5) a primeira cadeia a ser vistoriada, foi a do município de Icaraíma. Lembrando que em todas as cadeias do Estado acontecerão vistorias.

Para a área de compreensão do Batalhão de Umuarama, foram deslocados integrantes dos grupos Rotam e Rocam, que acompanharam agentes do Depen (Departamento Penitenciário), que trabalham no Cadeião da 7ª Subdivisão Policial (SDP).

Tendo em vista que na cadeia de Icaraíma (primeira a ser vistoriada) não existe nenhum agente para tomar conta dos presos,”esse trabalho que passou a ser realizado por investigadores e por um policial militar”  contou o delegado Helio Nunes Pires.

O procedimento

Inicialmente os policiais entram na carceragem e retiram os detentos para o pátio de sol. Enquanto isso, os agentes e investigadores fazem as vistorias nas celas. “Nós encontramos alguns telefones celulares e carregadores. Não foram encontradas drogas nem armas e trata-se de uma ação preventiva, com o intuito de impedir tentativas de fuga”, reforça Pires.

Da mesma forma, foi realizada uma operação Bate Grade na cadeia de Xambrê. Ao final da manhã, assim que os policiais de Umuarama deixaram a cadeia de Icaraíma, se dirigiram até o município de Xambrê, onde também deram início à vistoria. Naquela ocasião, foi apreendido apenas um telefone celular,  encontrado em uma das celas. A Cadeia de Xambrê  tem capacidade para abrigar 8 presos, mas mantém, atualmente, 38 detentos.

Em Icaraíma, a cadeia tem capacidade para abrigar 24 presos, mas tem hoje 37 detentos.

Fonte:

Deixe seu comentário