Portal da Cidade Douradina

NOROESTE

PF realiza operação contra contrabando de cigarros e agrotóxicos na região

Mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Ivaté, Umuarama, Icaraíma, Maringá e Nova Olímpia.

Publicado em 01/12/2020 às 06:06
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (1º), em Maringá, a Operação Zephyros, visando desarticular organização criminosa atuante no contrabando de cigarros e agrotóxicos no noroeste do Paraná.

Cerca de 80 Policiais Federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama.

Segundo a PF, a operação detectou a existência de um grupo criminoso, baseado principalmente em Ivaté e Umuarama, responsável pela internação por via fluvial e distribuição pela malha rodoviária, de cigarros e agrotóxicos oriundos do Paraguai, com destino à região metropolitana de Curitiba e outras unidades da federação.

A atividade delituosa gerou a obtenção de farto patrimônio – principalmente em propriedades rurais – sendo que diversas medidas de sequestro de bens foram judicialmente determinadas. Na data de hoje, um administrador judicial também toma posse da extensa criação de gado de um dos investigados.

Ao longo da Operação, foram realizadas sete ações em flagrante, que culminaram na apreensão de aproximadamente 1.200 caixas de cigarros contrabandeados, 900 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira e de 3.529 kgs de maconha, esta última apreendida em um dos portos clandestinos utilizados pela organização criminosa.

As buscas acontecem nas cidades de Ivaté, Umuarama, Icaraíma, Foz do Iguaçu, Maringá e Nova Olímpia.

O nome da Operação guarda relação com a etimologia da palavra, que significa “Vento do Oeste”, em alusão à região onde a organização criminosa atuava. 

Fonte:

Deixe seu comentário