Portal da Cidade Douradina

Almir de Almeida é eleito presidente do SAMU Noroeste para os próximos dois anos

Publicado em 13/12/2016 às 07:47

O prefeito eleito de Perobal, Almir de Almeida, foi eleito ontem presidente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Noroeste do Paraná, em eleição realizada no auditório da Prefeitura de Umuarama. Ele diz que a meta é diminuir a inadimplência e atrair mais recursos estaduais e federais para o serviço funcionar cada vez melhor. 


O cargo de presidente seria disputado pelo prefeito Almir de Almeida e pelo prefeito reeleito de Iporã, Roberto da Silva, o Robertinho. Mas a chapa liderada por Robertinho acabou desclassificada porque, segundo a organização do pleito, não cumpria as exigência do edital da eleição, principalmente no item que determina que o candidato e os integrantes da diretoria devem ser prefeitos eleitos ou reeleitos. E na chapa apresentada pelo prefeito de Iporã, haviam seis nomes de prefeitos que não se elegeram nem reelegeram para a próxima gestão. 


Diante da situação, a chapa liderada por Almir foi eleito por aclamação. A posse será em janeiro. Almir vai substituir o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, que é o atual presidente e ontem também participou da reunião. Ele também fez breve balanço do seu trabalho e reclamou dos municípios que deixam de pagar as mensalidades ao Samu. 


Almir de Almeida assumirá o comando do Samu após ser um dos articuladores e organizadores da criação do serviço na região de Umuarama. Após a implantação do Samu, ele trabalhou na função de coordenador do serviço por mais de dois anos. 


Após ser eleito ontem ele disse que vai trabalhar para fortalecer o Samu Noroeste que hoje atende 85 municípios e é um dos maiores do Brasil. Segundo ele, o serviço está atuando bem, mas poderia melhorar se todos os municípios pagassem a conta em dia, incluindo também o governo federal que tem os repasses travados devido à não aprovação da qualificação do Samu Noroeste, esperada desde o meio do ano quando a documentação foi para o Ministério da Saúde e aguarda apenas a deliberação do ministro Ricardo Barros. Segundo Almir, sem a qualificação aprovada, a União não pode repassar recursos ao Samu. 


Diretoria 
Além de Almir presidente, a próxima diretoria terá Waldemar dos Santos Ribeiro Filho, o Fofão, prefeito de Xambrê, como diretor financeiro. Os demais integrantes serão Ailton Valloto (Rondon), Rodrigo de Oliveira Koike, o Pezão, (Tapejara), Tauillo Tezeli (Campo Mourão), Julio Cezar Frale (Peabiru), Otávio Henrique Grendene Bono (Nova Londrina), Francisco Antonio Boni (Santa Cruz do Monte Castelo), entre outros. 

Inadimplentes

Durante a reunião de ontem foram apresentados os nomes dos municípios que integram o Samu Noroeste e a situação de cada um com os pagamentos. O campeão de inadimplência é Campo Mourão que deve R$ 369.200,00, seguido por Iporã que acumula dívida de 358.800,00, Engenheiro Beltrão com R$ 302.273,00 em terceiro lugar e Campina da Lagoa em quarto lugar com 262.847,00.

Fonte:

Deixe seu comentário