Portal da Cidade Douradina

Avançou bastante a implantação de linha aérea comercial em Umuarama

Publicado em 25/02/2016 às 07:53

Umuarama - Nesta semana foi dado um enorme passo em direção à efetivação de um vôo comercial para atender Umuarama e também toda a região. A informação é do prefeito Moacir Silva que está retornando na noite desta quinta-feira de Brasília e onde foi informado Diretora de Assuntos Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Patrizia Xavier. A empresa está empenhada em estabelecer linhas aéreas para atender as principais cidades do Paraná – e Umuarama está entre elas – e depende agora de uma decisão do Governo Beto Richa.

Reuniões foram realizadas ontem (quarta-feira) em Curitiba e Moacir contou com a contribuição do deputado estadual Fernando Scanavaca que representou Umuarama em encontro mantido na Assembléia com os prefeitos ou representantes dos municípios onde a Azul pretende operar: Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Paranaguá. A empresa já apresentou ao governo do Estado a reivindicação sobre a redução da alíquota de ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV).

Conforme ofício da empresa, “o atendimento de tal pleito é pré-requisito básico para ampliação da malha e frequência de Azul no estado do Paraná devido, inclusive, ao agravamento das conjuntas política e econômica do país”. Moacir Silva também informou que Scanavaca participaria de outra reunião para tratar do assunto, ainda ontem (quarta-feira) com o secretário de Fazenda Mauro Ricardo Costa. E, na próxima semana, o encontro dos prefeitos e deputados que representam os municípios a serem contemplados com a linha aérea será com o próprio governador Beto Richa.

Umuarama já recebeu da Secretaria de Aviação Civil (SAC) um veículo especial do Corpo de Bombeiros para uso exclusivo na Aeroporto Orlando de Carvalho. Além disso, a Prefeitura enviou para a Base Aérea de Lagoa Santa (MG) uma equipe composta por 16 servidores – a maioria guardas municipais – que participou de um treinamento técnico sobre como operar o caminhão – manutenção, operacionalização e infraestrutura do aeroporto, combate e prevenção de incêndio, legislação, além de outros conteúdos. “Sem essa viatura do Bombeiros que custou ao governo federal mais de 1,5 milhão de reais e uma equipe totalmente preparada para operar o nosso terminal, a linha aérea seria inviabilizada. Ou seja, o município está fazendo a sua parte”, finalizou o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário