Portal da Cidade Douradina

Cerimônia de Carga e Lacre das urnas iniciam amanhã

Publicado em 22/09/2016 às 07:19

Umuarama - Acontecem nesta sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25), as cerimônias de Carga e Lacre das urnas eletrônicas que estarão nos locais de votação, no dia 02 de outubro, na região de Umuarama. As urnas que estão à disposição das três zonas eleitorais já estão sendo preparadas para receberem as mídias. 

De acordo com Carlos Sergio Furlan, chefe de cartório eleitoral de Umuarama, a solenidade contará com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, Federal, Juízes, candidatos, representantes partidários, além de estar aberta a comunidade. 

O chefe de cartório informa que durante o evento, será realizada a geração da mídia (que contém informações – fotos – dados da coligação, da seção de votação, do candidato, numero e nome). “Primeiro é gerada a programação (mídia), é feita a confirmação e posteriormente o lacre. Os registros são importados do sistema lançado pelo registro das candidaturas para mídia que vai na urna”, explica Furlan. 

Depois de carregada a informação e lacrado, o equipamento é isolado numa sala onde não há acesso ao público. A solenidade tem como finalidade apresentar transparência ao processo de votação através da urna eletrônica. “Durante o evento, será sorteada uma urna, para que façamos uma votação paralela, para uma conferência”, referindo-se a simulação que é feita na frente dos presentes, como se fosse uma votação normal. 

“Nós chamamos de esta ação de Verificação Pré”, nomeia. Furlan explica ainda que depois do processo, a urna é zerada e novamente recebe a carga de mídia. Depois é lacrada e volta ao isolamento junto com as demais. “Nós precisamos fazer isso e apresentar às autoridades e público presente na solenidade a idoneidade do processo feito no cartório”, ressalta. 

NO ESTADO 

Esse mesmo processo acontece em todo o Estado. No sábado que antecede as Eleições 2016, serão sorteadas três urnas no Paraná que passarão pelo mesmo processo, no entanto, a ação acontece em Curitiba. 

“Se uma urna de Umuarama for sorteada, ela é levada sob acompanhamento de representantes da Justiça Eleitoral até o aeroporto, onde é levada pela Polícia Federal até a Capital do Estado, onde é feito o mesmo processo, tendo lá uma lista dos candidatos de Umuarama. Lá a urna será analisada por todos os que quiserem participar da Votação Paralela”. A ação tem o objetivo reforçar a segurança no pleito eleitoral. 

NÚMEROS 

No Fórum Eleitoral de Umuarama estão instaladas três seções eleitorais. A 89ª que distribuirá 127 urnas em 17 locais de votação; a 202ª que distribuirá 109 urnas em 16 locais de votação e a 142ª que é responsável pelos municípios de Perobal, onde estão 15 seções com dois locais de votação; Maria Helena com 16 seções e quatro urnas e Douradina com 19 seções e 3 urnas.

Fonte:

Deixe seu comentário