Portal da Cidade Douradina

Demarcação de terra indígena em Ivaté pode afetar funcionários da usina

Provocação: Funai demarca Terra Indígena no reduto eleitoral do relator da #PEC215

Publicado em 09/07/2014 às 00:40

Uma demarcação de terras pela Funai na região de Ivaté, no Paraná, está prejudicando a Fazenda São Francisco, tradicional produtora de cana. Para o gerente, José Eduardo Meireles, a demarcação de terras seria duvidosa, pois a recente redução na área afeta apenas uma empresa. Caso a demarcação seja efetivada, funcionários da usina que fica ao lado estariam com seus empregos em perigo. Em laudos antropológicos da Funai, a área seria terra de índios de etnia xetás. 
A presidenta da Funai, Guta Assirati, aprovou a demarcação da Terra Indígena Herarekã Xetá, com quase 3 mi hectares no município de Ivaté, reduto eleitoral do Deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator do projeto de Emenda Constitucional nº 215 que altera o processo de demarcação de Terra Indígenas. A aprovação do relatório circunstanciado foi publicada no Diário Oficial do União da última segunda feira, 30 de junho.
A demarcação cria uma dificuldade eleitoral para a candidata do PT ao governo do Paraná, Gleisi Hoffmann. Quando Ministra da Casa Civil, Gleisi prometeu aos produtores rurais do Paraná, que o governo não demarcaria novas áreas até que fosse aprovada uma nova legislação sobre o assunto.

Fonte:

Deixe seu comentário