Portal da Cidade Douradina

Distribuição de urnas eletrônicas começou nesta sexta-feira

Publicado em 30/09/2016 às 04:25

Hoje começou o processo de encaminhamento das urnas eletrônicas aos locais de votação. O transporte está sendo realizado pelas equipes de transporte das agências dos Correios da cidade. 

A situação em que cada uma das urnas ficará, até que seja instalada nas seções de votação, não foi revelada pelos cartorários eleitorais, para preservar e manter a segurança dos equipamentos até o dia da votação. 

No Cartório Eleitoral de Umuarama ontem (29), foi iniciada a distribuição dos kits aos mesários responsáveis pelas seções. Cada mesário pôde verificar e recolher os kits que serão utilizados em suas seções. 

Em cada um dos malotes havia um caderno de votação, contendo o registro de todos os eleitores aptos a votar naquele local; a cabine de votação; panfletos com os avisos e material de expediente. Nas três seções eleitorais. 89ª, 202ª e 142ª (Maria Helena, Perobal e Douradina), estão sendo distribuídas as 255 urnas nos 36 locais de votação. 

LACRE E MÍDIA 

No último final de semana, durante três dias, aconteceram no Fórum Eleitoral em Umuarama, cerimônias de Carga e Lacre das urnas eletrônicas, na presença de representantes dos cartórios eleitoriais, do Ministério Público Estadual, Federal, Juízes, candidatos, representantes dos partidos. 

Durante o evento, segundo Carlos Sergio Furlan, chefe de cartório eleitoral, foi gerada a mídia (que contém informações referentes aos dados da coliga- ção, da seção de votação, do candidato, número e nome). 

“Primeiro foi gerada a programação (mídia), depois é feita a confirmação e posteriormente o lacre. Os registros são importados do sistema lançado pelo registro das candidaturas para mídia que vai à urna”, explica Furlan. 

Depois de carregada a informação e lacrado, o equipamento é isolado numa sala onde não há acesso ao público. Hoje, ás 7h, as urnas eletrônicas foram recolhidas sob o acompanhamento dos cartorá- rios e permanecerão nos locais de votação. 

A instalação do equipamento será feita a partir da noite de sábado (1º), por profissionais treinados pela Justiça Eleitoral que serão requisitados pelo Juízo Eleitoral. 

Fonte:

Deixe seu comentário