Portal da Cidade Douradina

Duas cidades do Paraná voltam às urnas para escolher novos prefeitos no domingo

Eleições suplementares em Guaraqueçaba e Moreira Sales foram determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Publicado em 02/06/2017 às 08:35

Os eleitores de Moreira Sales, no noroeste, (a 106 km de Douradina) e Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, (a 769 km de Douradina) voltam às urnas para escolher novos prefeitos no domingo (4). As duas cidades tiveram as eleições de outubro de 2016 anuladas pela Justiça Eleitoral, devido a irregularidades nas candidaturas dos postulantes mais votados.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições em Guaraqueçaba foram anuladas porque o ex-prefeito Riad Said Zahoui (PMDB), conhecido como Ariad, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Segundo a decisão, ele já tinha sido cassado por compra de votos e abuso de poder político e econômico, quando foi eleito pela primeira vez.

A condenação, porém, não impediu que ele voltasse a ser o candidato mais votado. Ele recebeu 3.280 votos, dos 6.439 que foram apurados nas eleições de outubro.

Nessa nova eleição, a candidata Lilian Ramos Narloch, que recebeu 2.712 votos em outubro, vai concorrer ao cargo contra Hayssan Colombes Zahoui (PMDB), conhecido como Ariad Júnior.

Moreira Sales

Em Moreira Sales, o que invalidou a eleição de outubro foi uma condenação por improbidade administrativa contra o candidato Hugo Berti (PSD), que já foi prefeito da cidade entre 2002 e 2008. Ele foi acusado pelo Ministério Público por ter usado dinheiro da prefeitura para pagar metade do aluguel de um barracão. Segundo Berti, era um incentivo para a geração de empregos.

No entanto, o pagamento foi considerado irregular e o então prefeito acabou sendo acusado por improbidade administrativa.

A mulher de Hugo é a nova candidata à prefeitura. Magali Berti (PDT) vai concorrer ao cargo contra Rafael Brito do Prado (PMDB), conhecido como Rafael Bolacha.

Regras

As eleições suplementares funcionam exatamente como o pleito normal. As urnas ficam abertas das 8h às 17h, nos mesmos locais onde ocorreram as votações de outubro. A propaganda política é proibida no dia da eleição, podendo o candidato sofrer sanções, caso isso ocorra. A expectativa é de que o resultado oficial seja divulgado logo após o fechamento das seções eleitorais.

Fonte:

Deixe seu comentário