Portal da Cidade Douradina

Hospital Regional de Douradina poderá ser fechado em setembro por falta de recursos

A informação foi repassada a nossa equipe de reportagem pela própria diretoria do hospital na tarde de sexta-feira 17/07.

Publicado em 20/07/2015 às 08:42

Após 42 anos prestando atendimentos a comunidade, o Hospital Regional de Douradina, o único hospital da cidade poderá fechar as portas no mês de setembro. A informação foi repassada a nossa equipe de reportagem pela própria diretoria do hospital na tarde de sexta-feira 17/07.

A preocupação pela perda do hospital está estampada no rosto da população. Foi por esse motivo que a equipe do Portal da Cidade Douradina procurou a diretoria do Hospital para buscar informações sobre o possível fechamento da Unidade.

O hospital, assim como todas as unidades de saúde pelo Brasil afora vem enfrentando problemas de gestão financeira e operando  de forma insustentável, mas mesmo diante das circunstâncias adversas, continuava atendendo qualquer pessoa sob quaisquer condições clínicas, ressaltando o real objetivo de um hospital, que é o de preservar e salvar vidas.

Segundo o Dr. Angelo Capellari diretor geral do hospital, a falta de recursos é um dos principais motivos, além das dificuldades que enfrenta para continuar tocando o Hospital. Por ser um hospital particular ele era mantido através de planos de Saúde, atendimentos pelo SUS e Emergência. A Prefeitura contratava serviços prestados a comunidade e repassava um valor mensal, mas, que ultimamente estava sendo insuficiente para pagar as dívidas, a manutenção da unidade e os salários dos funcionários, conforme Capellari.

Outro motivo é que o Dr. Angelo com 76 anos na maioria das vezes esteve sozinho fazendo plantões, e estava sobrecarregado. O médico disse que ultimamente tem contado com apoio do Dr. Fumio nos atendimentos e plantões. Ainda de acordo com Angelo seria necessário mais médicos para cidade.

O HOSPITAL

Fundado no ano de 1972 o Hospital Regional atende os municipios de Douradina, Tapira, Icaraíma e Ivaté, recebe em média 300 pacientes ao mês. A unidade conta com duas enfermarias sendo uma masculina e uma feminina, pediatria, quartos, apartamentos e um centro cirúrgico que foi recentemente ampliado. Dois médicos e quinze funcionários trabalham no Hospital.

NEGOCIAÇÃO

Dona Alice diretora financeira informou ainda que na semana passada o presidente da câmara de vereadores Marcos Larussa Gil juntamente com alguns vereadores se mobilizaram para tentar impedir o fechamento do local e a comunicou que teria alguém interressado em comprar o Hospital e que pediam um prazo de dez dias para decisão.

Caso não seja fechado um acordo a unidade hospitalar segue aberta para algum médico que queira comprar ou arrendar. Segundo dona Alice, é com o coração apertado que informou que o Hospital Regional estará atendendo até o dia 30 de agosto, se não houver uma proposta concreta em Setembro o Hospital estará fechado. 

No decorrer dos próximos dias publicaremos uma nova matéria informando maiores detalhes sobre o assunto.

Fonte:

Deixe seu comentário