Portal da Cidade Douradina

Inaugurada ontem oficialmente sede própria da entidade

Estrutura poderá dar maior auxílio aos municípios

Publicado em 23/11/2012 às 22:14

Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) realizou na tarde de ontem a inauguração oficial da sua sede própria. O imóvel de 540 metros quadrados, localizado a próxima a Cúria Diocesana de Umuarama, foi adquirido ao valor de R$ 450 mil e já vinha sendo utilizado desde a segunda quinzena de agosto. O ato contou com a presença de várias autoridades entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de denominações religiosas e de órgãos públicos, os deputados estaduais Fernando Scanavaca (PDT) e Nelson Garcia (PSDB) e os deputados federais Zeca Dirceu (PT) e Osmar Serraglio (PMDB).

Entre outros assuntos, Zeca Dirceu falou a respeito da questão da saúde pública dos municípios e sobre a visita à região do ministro desta Pasta, Alexandre Padilha, para a inauguração do Hospital Cruzeiro do Oeste. Serraglio comentou do seu comprometimento com o municipalismo e de seu voto favorável à nova regra de partilha dos royalties do petróleo, o que trará mais recursos às prefeituras.

Scanavaca aproveitou para falar sobre a Região Metropolitana de Umuarama (RMU), projeto que é da sua autoria. Nelson comentou da sensibilidade do governador Beto Richa (PSDB) às demandas do Noroeste. Na condição de prefeito da cidade-sede da Amerios, Moacir Silva (PDT), pediu para que os municípios não deixem de fazer investimentos na estrutura da entidade.

O presidente da Amerios e prefeito de Douradina, José Carlos Pedroso (PMDB) – também conhecido como Cabeção –, destacou que a sede própria foi um sonho que se tornou realidade e comunicou ainda ontem que foi paga a última parcela da aquisição do imóvel. “Quando eu tomei posse na assembléia que fizemos em Perobal, eu propus aos colegas para que participassem de uma chamada de capital para complementarmos o valor que faltava do montante que foi economizado nas gestões dos meus antecessores.

“Deu tudo certo e tenho orgulho de ser prefeito de uma região que conseguiu se mobilizar em torno de uma questão importante para o nosso desenvolvimento”, observou. Pedroso relatou também que a construção de um auditório será o destino dos recursos disponíveis no caixa da entidade.

“Depois disso teremos ainda que buscar os recursos necessários para a mobília dos setores que vamos implantar na Amerios. Para tanto, espero contar com o esforço dos deputados presentes na obtenção de recursos tanto do governo federal quanto no estadual”, convidou.

Sobre a sucessão na entidade, o atual presidente disse que convocará a eleição da próxima diretoria para o dia 02 de janeiro de 2013. “Quem tem pretensão de me suceder, já pode  começar a se articular. Ainda não temos o horário definido para a votação, mas será em turno oposto ao da reunião do Cisa [Consórcio Intermunicipal de Saúde]. Se lá for de manhã, aqui será à tarde e vice-versa”, explicou.

Antes do descerramento da placa inaugural, o bispo de Umuarama, Dom João Mamede Filho, fez a bênção do prédio e disse estar satisfeito com esta conquista que contribui para o propósito diocesano de desenvolvimento regional integrado. Terminada a solenidade, todos foram convidados a apreciar um churrasco.

Fonte:

Deixe seu comentário