Portal da Cidade Douradina

Prefeito de Iporã é eleito presidente do Cisa com aprovação unânime

Com chapa única, Roberto Silva e Paulo Armando são eleitos para presidência.

Publicado em 11/01/2013 às 21:44

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Entre Rios (Cisa) ganhou um novo presidente na manhã de ontem (11). A eleição aconteceu na seda do Cisa e reuniu representantes dos 20 municípios que compõe o consórcio. Com chapa única, o prefeito de Iporã, Roberto Silva, ganhou com unanimidade de votos a disputa. A votação seguiu o modelo aberto e cada prefeito ou representante municipal indicava em voz alta sua aprovação para a chapa concorrente.

O mandato à frente do Cisa tem duração de um ano e a posse é imediata. Silva contará com o apoio do prefeito de Mariluz, Paulo Armando da Silva Alves, que assumirá como vice-presidente do Cisa. “Recebi um grande apoio quando cogitei a ideia de me candidatar para  presidente e entrei em contato com o prefeito de Mariluz, que já havia demonstrado interesse em participar mais ativamente do Cisa e resolvemos trabalhar juntos. Então o trabalho feito aqui não será feito sozinho, contaremos com o apoiode pessoas que querem lutar pelo  consórcio”, explica o novo presidente.

Robertinho, como é conhecido, irá escolher outros cinco representantes municipais para compor o conselho fiscal do Cisa. “Vamos estudar o consórcio. Antes de tudo vamos entender cada detalhe para que todos os prefeitos também possam ter total conhecimento”, ressalta.

CONTAS

O ex-prefeito de Tapira, Hélio Belter, ocupou a presidência do consórcio do dia 1º de abril a 31 de dezembro de 2012. Antes do resultado da eleição, a administração do Cisa apresentou aos presentes um balanço financeiro simplificado do período em questão.

No demonstrativo, o Cisa soma um superávit financeiro de R$ 400.194,71, no entanto,  somente de recursos a receber, o consórcio possui R$ 880.687,26 de repasses dos municípios em atraso.

A situação foi um dos principais pontos de debate da reunião. Isto porque, alguns prefeitos  alegaram ter assumido a Prefeitura já com essas dívidas existentes e a falta de pagamento ao consórcio acarretaria o corte de atendimento do município devedor, segundo o estatuto do Cisa.

Assim que foi eleito, o novo presidente do Cisa já apresentou a solução adequada para o problema. “Como também sou advogado, acredito que podemos realizar uma negociação das dívidas destes municípios em questão. Assim que feita essa negociação o atendimento volta a ser efetuado e sem ir contra o estatuto do consórcio. Na segunda-feira os prefeitos que  possuem dívidas já podem procurar a coordenação do Cisa para verificarem as condições da negociação”, explicou Silva.

ATENDIMENTOS

Nos programas federais e estaduais foram realizados mais de 18 mil atendimentos. Somente pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foram agendadas 6.841 consultas, sendo que atendimentos somaram 5.957. No Centro de Apoio Psicossocial (Caps) 4.192 pacientes foram atendidos e 12.576 atendimentos foram realizados.

No período de mandato do presidente anterior (abril/ dezembro) foram agendadas 68.985 consultas e 51.898 exames e procedimentos foram realizados.

SAMU

Durante a assembleia, o coordenador regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (Samu) Noroeste, Almir de Almeida, destacou o andamento da implantação do serviço e tirou algumas dúvidas dos representantes municipais. O principal questionamento levantando é em relação a rede de atendimento. Além disso, uma assembleia geral foi marcada para o dia 25 de janeiro no qual será apresentada toda a situação do Samu e poderá contar com a presença de coordenadores estaduais do serviço e possivelmente de representantes estaduais de saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário