Portal da Cidade Douradina

Prefeitura de Douradina aguarda votação para compra do Hospital, conheça a estrutura

Unidade deverá servir como Pronto Atendimento e base do SAMU.

Publicado em 05/11/2016 às 01:54

Douradina - O prefeito de Douradina, Francisco Aparecido de Almeida, popular Cidão anunciou que está na Câmara de Vereadores o projeto de lei da compra do prédio do Hospital Regional de Douradina. O estabelecimento privado deixou de funcionar como hospital há cerca de um ano e atualmente atende apenas urgências e emergências.

A Prefeitura pretende comprar o prédio por R$ 1,15 milhões, pois o Hospital foi fechado há um ano e desde então vem atendendo a população como PAM - Pronto Atendimento Municipal, em regime de Calamidade Pública na área da Saúde.

Em uma entrevista ao Portal da Cidade um dos proprietários e diretor geral do hospital, Dr. Angelo Capilari, disse que o estabelecimento privado funcionava a 42 anos prestando atendimentos a comunidade douradinese. O hospital, assim como todas as unidades de saúde pelo Brasil afora vinha enfrentando problemas de gestão financeira e operando de forma insustentável, mas mesmo diante das circunstâncias adversas, continuava atendendo qualquer pessoa sob quaisquer condições clínicas, ressaltando o real objetivo de um hospital, que é o de preservar e salvar vidas.

Segundo o Dr. Angelo, a falta de recursos foi um dos principais motivos que levaram o seu fechamento, além das dificuldades que enfrentava para continuar tocando o Hospital.

Após ser anunciada a possibilidade de fechamento do Hospital no ano passado o presidente da câmara, vereador Marcos Larussa Gil juntamente com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal se mobilizaram para tentar impedir o fechamento do local e intermediou para que um médico assumisse a direção da unidade hospitalar dando continuidade no atendimento. O problema foi solucionado durante alguns meses, após esse período a nova diretoria comunicou que não haveria possibilidade de dar continuidade no atendimento devido a falta de recursos, o hospital foi oficialmente fechado.

Com seu fechamento o prefeito Cidão decretou estado de calamidade pública na saúde de Douradina, e em 01 de julho de 2016 a secretaria de saúde assumiu a unidade.

Ao Portal da Cidade a secretária de saúde, Ivone Tonhi, informou que atualmente a prefeitura assumiu a unidade e vem prestando atendimento 24 horas em regime de urgência e emergência, "Antes o médico ficava em casa e quando tinha atendimento o médico era solicitado a comparecer no hospital, hoje o médico fica 24 horas no PAM"."Quando assumimos aqui enfrentamos muitas dificuldades, uma delas é que não conseguíamos médicos para trabalhar, foi aos poucos que fomos conseguindo contratar médicos", disse Ivone.

PAM

O Pronto Atendimento Municipal de Douradina está funcionando no prédio do Hospital Regional e atualmente conta com três médicos que cumprem uma escala de plantão, "Hoje contamos com o Cirurgião geral Dr. Fábio, o clinico geral Dr. Fumio e o clinico geral Dr. Thiago, além de um médico Otorrino que realiza consultas mensais, todos prestam atendimento a população de Douradina no PAM. Lembrando que o PA funciona 24 horas, tem toda a estrutura do Hospital Regional, possui uma equipe completa com médicos, enfermeiras, farmacêuticas e ambulâncias no local", destacou Tonhi.

Por não ser mais Hospital, a unidade de saúde só realiza internamento para observação de no máximo seis horas. Após esse período caso o paciente precisa ficar mais tempo internado é encaminhado para Umuarama ou para onde sair a central de leito.

HOSPITAL REGIONAL

"Muitos falam que a regional de saúde fechou o hospital, quero esclarecer que a regional não fechou, a regional exige que continue a reforma que o Dr. Angelo iniciou de acordo com as normas da vigilância sanitária. Com pouco dinheiro se faz a reforma que precisa, uma das exigências é que reforme a parte lateral do prédio, os consultórios médicos e a recepção", explicou Ivone.

De acordo com a secretaria de saúde, recentemente no local foi construído um centro cirúrgico (desativado por não ser mais hospital), uma sala de parto, uma cozinha ampla, lavanderia, e duas salas de Pronto Socorro. A unidade hospitalar possui também sete apartamentos, quatro enfermarias e uma sala de Raio-X sendo o local mais apropriado para instalação do Pronto Atendimento Municipal e futura base do SAMU.

O prefeito Cidão disse que pretende comprar a unidade de saúde com todos os equipamentos para ampliar o atendimento à população. Segundo o prefeito, o principal problema da saúde em Douradina atualmente é que não existe um local próprio para atender o povo. "A compra do Hospital tem gerado divergências de opiniões, a maioria é a favor da compra, infelizmente tem alguns que são contra por não ter conhecimento da real situação. Quero deixar bem claro que com esse 1milhão150mil não estamos comprando só um prédio ou só um terreno estamos adquirindo um prédio com todos os equipamentos, além de ser um imóvel muito bem localizado", enfatizou.

Ao ser apontado pela reportagem sobre a possibilidade de instalação do PAM no Centro de Saúde Hélio Corsini, na Clínica da Mulher ou no Posto de Saúde Vila Formosa, a secretária Ivone disse que "Não há possibilidade pelo fato de o Centro de Saúde ser uma unidade de atenção básica, a Clínica da mulher não tem estrutura para PAM e atualmente funciona como PSF - Programa Saúde da Família, essas unidades são todas inviáveis, a melhor solução é o prédio do Hospital Regional", explicou Ivone.

Para o prefeito o Pronto Atendimento é uma necessidade da comunidade, “Se nós for construir um prédio, vai no mínimo um ano e meio para concluir, fora os equipamentos. Enquanto isso onde será atendida a comunidade? Nunca sabemos a hora que vamos precisar da saúde, portanto estou antecipando as prioridades, fizemos economia justamente para esse fins. A população precisa saber que antes de entrar em negociação com os proprietários, consultamos a regional de saúde que fez uma vistoria e avaliou que o local era adequado, porém necessita de uma pequena reforma, e assim que os vereadores aprovarem a compra vamos adquirir o prédio e essa melhoria será feita", disse.

Segundo Cidão a compra será feita com recursos próprios do municipio. "Estamos fazendo uma aquisição com muita responsabilidade ao dinheiro público, não vou deixar dívidas para o próximo prefeito, o municipio vai comprar e pagar a vista".

SAMU DOURADINA

"Essa negociação foi feita pensando também na instalação da base do Samu que é uma conquista da nossa administração, todos sabem que a unidade mais próxima da nossa cidade está a 45 km, por isso fizemos um compromisso com o SAMU para instalar uma base em Douradina. Se o SAMU vir pra cá hoje, com a compra desse prédio já podemos utilizar o espaço físico do PAM provisoriamente como base”, afirmou o prefeito.

A prefeitura informou ainda que existe um orçamento pra reforma e compra de alguns equipamentos que falta para melhorar a qualidade de atendimento no PAM, como desfibrilador, laringoscópio e outros.

O Portal da Cidade esteve conhecendo a estrutura do Hospital Regional que a prefeitura pretende adquirir, confira as fotos.

Fonte:

Deixe seu comentário