Portal da Cidade Douradina

Zona Azul terá mudanças para tentar diminuir descontentamento dos usuários

Publicado em 27/06/2016 às 08:47

Umuarama - O estacionamento rotativo pago de Umuarama terá, em breve, 15 minutos de tolerância desde que o usuário utilize o cartão devidamente gratuito preenchido. 

Essa é uma das mudanças solicitadas pelo prefeito Moacir Silva no contrato de prestação de serviço da empresa operadora da Zona Azul com o município de Umuarama. As adequações começaram a tomar forma durante reunião entre representantes da concessionária, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores na manhã desta segunda-feira, 27, na sala de reuniões do Paço Municipal.
 
O pedido do prefeito foi feito após muitas reclamações de usuários, que consideram pequeno o tempo para utilizar as vagas em ter de pagar. Eles também se queixam do excessivo número de notificações. “Com isso, o sistema deixa de lado a função educativa e prioriza a punição, uma vez que as notificações acabam convertidas em multas caso o usuário não faça o pagamento no prazo”, destacou. A reunião desta segunda resultou em uma pauta com várias mudanças, definidas em comum acordo entre o município e a empresa, que será avaliada ainda esta semana em conjunto com os vereadores.
 
O procurador jurídico da Prefeitura, Marcelo Gomes do Vale, explica que a implantação das mudanças depende de decreto e talvez até da aprovação de projeto de lei pelo Legislativo. “Vamos discutir o assunto com os vereadores e tentar aprovar melhorias beneficiando os usuários, sem comprometer o equilíbrio financeiro da prestação de serviço”, explicou.
 
Além da tolerância de 15 minutos (50% mais tempo que os 10 minutos praticados desde o início do serviço), a Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento – operadora do sistema – fará campanhas de orientação ao usuário, sobre a importância de preencher e utilizar o cartão corretamente, para evitar a aplicação de notificações. 

Outra mudança será a criação de uma credencial para idosos utilizarem vagas especiais sem cobrança. Porém, só terão isenção as pessoas que se enquadrarem aos critérios da lei municipal 3.966 – entre os quais possuir apenas um veículo registrado em seu nome e renda de até dois salários-mínimos, com registro de idoso expedido pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) para as vagas reservadas.
 
A operadora da Zona Azul se comprometeu a publicar relatórios bimestrais com a rotina da empresa, informando aos usuários – através de meios de comunicação de massa – balanços de emissão de notificações, vendas de cartões e treinamentos realizados com as orientadoras, entre outras informações. Vagas destinadas a carga e descarga, hoje exclusivas para caminhões, também poderão ser utilizadas por utilitários menores.
 
O prefeito Moacir Silva, em conversa com o empresário Hélio Mizukuti, proprietário da concessionária do serviço, disse que o cenário é favorável para melhorar o sistema. “Existe a disposição da empresa e a cobrança do poder público, em nome dos usuários, está sendo bem recebida. Talvez não seja possível atender todos os pontos que solicitamos, mas certamente haverá mudanças positivas. Agora precisaremos do apoio dos vereadores para aplicar as adequações que foram negociadas durante a reunião”, destacou.
 
Além do procurador jurídico e do proprietário da Caiuá, participaram da reunião o secretário municipal de Defesa Social, Paulo Roberto Fernandes, o diretor da Umutrans, Elizeu Vital da Silva, o vereador Cleber Nogueira (Clebão) e outros representantes da empresa responsável pela Zona Azul.

Fonte:

Deixe seu comentário