Portal da Cidade Douradina

LITORAL

Ciclone atinge litoral do Paraná; afunda barcos e causa estragos

O Simepar informou que o temporal durou 40 minutos e as rajadas de vento ultrapassaram 80km/hora.

Publicado em 16/01/2019 às 22:52
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Um ciclone atingiu o litoral do Paraná no fim da tarde desta quarta-feira (16). De acordo com a Defesa Civil, as cidades mais afetadas foram Guaratuba e Matinhos.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que o temporal durou 40 minutos e as rajadas de vento ultrapassaram 80km/hora.

"O ciclone começou na baía de Guaratuba e também atingiu o município de Matinhos", explicou o coordenador da Defesa Civil de Guaratuba, Jackson José Rocha.


Na baía de Guaratuba o ferry-boat que fazia a travessia de Guaratuba para Caiobá encalhou em um banco de areia. A Capitania dos Portos do Paraná se manifestou sobre a situação por meio de nota e detalhou o atendimento à situação.

Militares realizaram o resgate da balsa, que estava com passageiros, além de manobras de substituição do rebocador. De acordo com a nota, nenhum passageiro ficou ferido.

Estragos

Além disso, dois barcos afundaram. Aproximadamente 40 casas foram danificadas, entre elas cinco foram totalmente destelhadas. Praticamente toda a cidade de Guaratuba ficou sem energia elétrica. Uma pessoa ficou ferida durante o temporal. A vítima é um homem que caiu do telhado ao tentar cobrir uma residência com lona. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Guaratuba.


A prefeitura da cidade disponibilizou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para atendimento aos moradores que tiveram prejuízos durante o temporal. O telefone para contato é o 193.

Em Matinhos, três escolas e um centro municipal foram danificados, de acordo com a Defesa Civil do Paraná.

Novas tempestades não estão descartadas

A condição de instabilidade que causou um temporal com ventos fortes no Litoral do Paraná, na tarde de quarta-feira (16) ainda continua na região. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) não descarta novos temporais nesta quinta-feira (18).

“Tem um risco de instabilidade latente, é possível que ocorra pancadas de chuva. Nossa previsão indica isso”, comenta o meteorologista Cezar Duquia. Ele destaca, porém, que não é possível precisar que o sistema atue da mesma maneira que ontem. “Não dá pra cravar que será uma linha da mesma magnitude”.

Fonte:

Deixe seu comentário