Portal da Cidade Douradina

ECONOMIA

Conta de luz segue com bandeira vermelha e tarifa mais cara em setembro

A bandeira vermelha se deve a escassez de energia, por conta dos baixos níveis dos reservatórios, sendo necessário acionamento do parque termelétrico.

Publicado em 01/09/2019 às 21:51

(Foto: Ilustrativa/ Pixabay)

A bandeira tarifária da conta de energia neste mês setembro será vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), setembro é um mês típico do final da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica. Esse cenário requer a manutenção de parcela relevante da oferta de energia sendo atendida por meio de acionamento do parque termelétrico, influenciando o valor do preço da energia (PLD) e sua repercussão sobre os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.. 

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. 

"O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, explica a Aneel. 

Ainda de acordo com a Aneel, as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios. 

Fonte:

Deixe seu comentário