Portal da Cidade Douradina

ALERTA

Corpo de Bombeiros orienta banhistas sobre ações para evitar afogamentos

Quatro pessoas morreram afogadas nos rios da região noroeste no último feriado prolongado.

Publicado em 06/11/2018 às 03:53

Com a chegada do calor aumenta procura por rios e prainhas. (Foto: Ilustrativa)

O Corpo de Bombeiros de Paranavaí faz um alerta para que os banhistas tomem cuidado ao visitar rios e prainhas. As temperaturas altas no noroeste do Paraná são ideais para aproveitar feriados e fins de semanas em rios e prainhas da região, mas é preciso estar atento a alguns cuidados, para que a diversão não termine em tragédia.

Somente neste feriado prolongado de finados, três pessoas morreram afogadas e um desapareceu em rios da região.  De acordo com os bombeiros, foram duas mortes em um rio de Cruzeiro do Oeste, uma em Porto Maringá e outro possível caso de uma pessoa desaparecida no Rio Ivaí, em Jussara.

Orientações

Segundo o 1° Sargento Corpo de Bombeiros de Paranavaí, Jairo Rosa, a partir da segunda quinzena de dezembro começa a Operação Verão. Neste período, bombeiros civis e militares estão nos portos da região noroeste fazendo a segurança dos banhistas.

Mas, enquanto a operação não começa, a orientação é para que os banhistas se protejam com coletes salva-vidas, evitem entrar na água se estiverem alcoolizado ou após as refeições e não entrem em áreas de correnteza se não souber nadar.

Além disso, é importante não tentar salvar outra pessoa que estiver se afogando, se não tiver noções de salvamento. “Quando observar outra pessoa se afogando, não tente ajudar se você não tem a prática e não conhece os meios de salvamento. Não adianta ser um bom nadador e não saber fazer salvamento. O ideal é jogar um objeto flutuante para essa pessoa, para que ela se agarre e depois seja feito o resgate com uma embarcação ou de outra forma”, explica.


Fonte:

Deixe seu comentário